Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Depressão: O que é e como lidar?

ali-yahya-xipQ22R5HpY-unsplash

O que é depressão?

A depressão é um transtorno do humor que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a principal causa de incapacidade no mundo. No Brasil, a doença atinge cerca de 5,8%, colocando o país no topo do ranking no número de casos de depressão na América Latina. A estimativa é de que 20 % das mulheres e 12% dos homens apresentam depressão ao longo da vida. Apesar de o assunto ser muito falado e das significativas taxas de prevalência na população, ainda há muita desinformação e preconceito relacionado à essa doença. Por isso, vamos abordar aqui quais são os sintomas, causas, formas de tratamento e de prevenção da depressão.

Quais são os sintomas da depressão?

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os sintomas são: humor deprimido; perda do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades; perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta, ou redução ou aumento do apetite; insônia ou hipersonia; fadiga ou perda de energia; sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada; dificuldade de concentração ou de tomar decisões; pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida. Esses sintomas devem estar presentes quase todos os dias, na maior parte do dia, e causam intenso sofrimento ou prejuízo no funcionamento social, profissional e em outras áreas importantes da vida da pessoa.

Reações a uma perda significativa, como luto, demissão, perdas por desastres naturais ou término de um relacionamento, podem incluir sentimentos de tristeza intensos, ruminação sobre a perda, insônia, falta de apetite e perda de peso, que podem se assemelhar a um transtorno depressivo. Embora tais sintomas possam ser considerados adequados à experiência da perda, a presença de um transtorno depressivo deve ser cuidadosamente analisada.

Quais são as causas da depressão?

Não existe uma causa específica da depressão. Pelo contrário, ela provavelmente resulta de uma combinação de fatores genéticos, bioquímicos, ambientais e psicológicos. Dentre os fatores genéticos, estima-se que esse componente represente 40% da suscetibilidade para desenvolver depressão. Sobre os fatores bioquímicos, existem evidências de que a deficiência de substâncias cerebrais, como noradrenalina, serotonina e dopamina, esteja envolvida no desenvolvimento da depressão. Os fatores ambientais e psicológicos como traumas, ansiedade e estresse crônicos, dependência de álcool e drogas ilícitas, perda de um ente querido, conflitos conjugais e mudanças bruscas de condições financeiras também podem desencadear esse transtorno.

Como é o tratamento da depressão?

A depressão, mesmo em casos mais graves, é uma doença altamente tratável. Como em muitas doenças, quanto mais precoce é o diagnóstico e o início do tratamento, maior é a eficácia e a probabilidade de cura. Uma vez diagnosticada por um profissional especializado, uma pessoa com depressão pode receber tratamento medicamentoso e/ou psicoterápico. É importante ressaltar que os medicamentos são úteis no alívio dos sintomas, e possibilitam que a pessoa possa se envolver significativamente na terapia para lidar com as possíveis causas da depressão.

Como prevenir a depressão?

Assim como muitas doenças, é possível prevenir a depressão, por meio de algumas atitudes:

  1. Manter um estilo de vida saudável;
  2. Praticar exercícios físicos regularmente;
  3. Combater o estresse, se engajando em atividades prazerosas;
  4. Ter uma alimentação saudável, evitando o consumo excessivo de álcool e alimentos que não são saudáveis, como os ricos em açúcar e gordura;
  5. Ter uma rotina de sono regular;
  6. Não interromper tratamentos sem orientação médica.

Por fim, destacamos que a depressão é uma doença que, embora exista muito preconceito e negligência, deve ser levada a sério. Ela vai além da tristeza e não é “fraqueza”, afetando todos os aspectos da vida de quem sofre. Pode afetar qualquer um de nós, inclusive quem amamos, e devemos nos manter informados e atentos para evitar maiores danos.

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Melhore a sua depressão dormindo melhor!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Melhore sua depressão! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Trabalhe a sua depressão baixando o APP da Ukor!

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Podcast | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Relacionamento | Depressão | Produtividade | Autoestima

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress