Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

O que é essa tal felicidade?

lesly-juarez-1AhGNGKuhR0-unsplash

A felicidade não é um tema atual. Desde os tempos antigos, a felicidade é discutida e perseguida por todos, sem exceção.

Há muito tempo, acreditava-se que a felicidade dependia da vontade dos deuses, e essa concepção mística e religiosa esteve presente durante vários séculos.

Mas Sócrates, no século IV a.C., quebrou esse paradigma da felicidade “passiva”, e afirmou que a busca da felicidade é uma tarefa de responsabilidade do próprio indivíduo, ou seja, defendeu um papel ativo do ser humano na busca de uma vida feliz.

Já no final do século XX e início do século XXI, surgiu a Psicologia Positiva, uma vertente da Psicologia que se dedica ao estudo da felicidade e do bem-estar.

Como pode-se perceber, a felicidade foi uma pauta de discussão que atravessou séculos, e ainda hoje é um saber discutível. 

Mas afinal, o que é felicidade?

Segundo o dicionário, felicidade é: “1. Sensação real de satisfação plena; estado de contentamento, de satisfação. 2. Condição da pessoa feliz, satisfeita, alegre, contente. 3. Estado de quem tem boa sorte: para sua felicidade, o chefe ainda não chegou. 4. Circunstância ou situação em que há sucesso: felicidade na realização do projeto.”

Já para a Psicologia, mais do que a satisfação e o humor positivo, a felicidade é um estado de bem-estar que abrange viver bem, com propósito e profundo contentamento. Isso significa que a felicidade não é uma alegria pontual, mas um estado mental de nossa responsabilidade, que pode ser alcançado de acordo com nossas motivações, ações e atitudes.

O que a felicidade não é?

Aqui, temos que pontuar duas coisas importantes. A primeira é que felicidade não significa ser feliz o tempo todo. Não se trata da ausência de emoções negativas e de momentos críticos e desagradáveis, que são inerentes à existência humana.

A felicidade envolve o enfrentamento dessas situações negativas de forma positiva e construtiva.

O segundo ponto é que a felicidade não é uma alegria temporária, embora o mundo moderno tente vender essa ideia.

Ser feliz não é comprar o carro da última geração ou adquirir roupas das melhores marcas.

Várias pesquisas indicam que a felicidade não está atrelada ao ter dinheiro e bens materiais, ela está atrelada ao ser, indo muito além disso.

Quais são os benefícios da felicidade?

Pesquisas sugerem que a felicidade pode melhorar a saúde física, ao passo em que sentimentos de positividade e satisfação beneficiam os sistemas cardiovascular e imunológico, diminuem o nível de inflamação e a pressão arterial, entre outras coisas.

Ainda, a felicidade tem sido associada a uma vida mais longa, bem como à melhor qualidade de vida e bem-estar.

Como ser feliz?

Sinto lhe desapontar e dizer que não há uma resposta pronta e acabada para essa pergunta. Na verdade, a melhor pessoa para responder isso é você mesmo! Mas se eu pudesse sugerir algumas dicas, seriam:

1.Busque seu propósito

Qual o seu propósito nessa vida? O que faz você feliz e realizado? O que te dá prazer e satisfação? Busque um propósito e um sentido para viver, e, após essa reflexão, coloque-o em prática no seu dia a dia.

2.Seja grato(a)

Pesquisas indicam que a gratidão promove o afeto positivo, a felicidade e a satisfação com a vida, e a redução de sintomas de afeto negativo e de depressão.

E você não precisa conquistar tudo o que almeja para começar a ser grato e feliz. O caminho pode ser o inverso: a gratidão pelas coisas que você possui hoje é que pode trazer felicidade.

Faça um diário da gratidão, e escreva pelo menos cinco coisas da sua vida pelas quais você é grato diariamente. Talvez você perceba que tem muito mais a agradecer do que pedir!

3.Tenha relacionamentos saudáveis

Tom Jobim anunciou a relação entre a felicidade e os relacionamentos de forma admirável e poética: “É impossível ser feliz sozinho”.

O filme “Natureza Selvagem” também deixa a mensagem de que “a felicidade só é real quando compartilhada”.

E vários outros estudos já comprovaram que ter conexões sociais saudáveis, sejam relacionamentos amorosos, familiares ou entre amigos, promovem um senso de satisfação com a vida, de pertencimento e de felicidade. 

Assim, encontrar um propósito, ser grato pelos pequenos prazeres da vida e manter relacionamentos saudáveis podem te ajudar a ter uma vida feliz e satisfatória.

Além disso, permita-se vivenciar momentos de prazer e satisfação, realizando atividades que você gosta no seu dia a dia.

A felicidade é aqui, e agora!

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e Conteúdos exclusivos!

Não esqueça de “assinar/curtir” nosso Podcast na sua plataforma preferida e receber os últimos episódios sempre que forem lançados.

Ou ouça na sua plataforma favorita:

🎧 Spotify

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

🎧 Deezer

Ouça e inspire-se! Quer conhecer melhor a UKOR? Baixe o APP na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 400 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Saúde | Bem Estar | Saúde Física | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Comer Bem | Dietas | Emagrecer | Comer Saudável | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Internacional | História de Vida | Mundo | Esporte | Apresentador | Repórter

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress