Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Os perigos do perfeccionismo: 5 dicas para superar o perfeccionismo e ser mais produtivo

anton-darius-thesollers-I0F8x36s1LA-unsplash

Você pode se perguntar o que há de errado em ser perfeccionista. Afinal, essa característica pode fazer com que você cumpra as tarefas do seu dia a dia com excelência. No entanto, você geralmente sente que as coisas precisam estar perfeitas para que você se sinta satisfeito? Tem dificuldade em aceitar suas falhas ou falhas de outras pessoas? Você sente que nada do que faz é suficientemente bom? Se você respondeu sim à todas essas perguntas, talvez você seja uma pessoa perfeccionista, e vamos falar um pouquinho sobre o porquê isso pode ser perigoso para você.

O que é perfeccionismo?

Perfeccionismo é um traço de personalidade, e pessoas com essa disposição caracterizam-se por possuírem padrões de exigência muito elevados, e uma tendência a serem demasiadamente críticas na avaliação dos seus próprios comportamentos e dos comportamentos de outras pessoas. 

O perfeccionismo deve ser avaliado com cautela, pois pode assumir características tanto positivas quanto negativas. Por exemplo, uma pessoa que estabelece padrões elevados pode se sentir mais motivada a realizar suas tarefas com excelência. Por outro lado, – e é aí que mora o perigo – uma pessoa demasiadamente crítica pode aumentar a pressão em relação a si mesma e aos outros, gerando ansiedade e estresse e colocando-a em risco de desenvolver transtornos psicológicos ao longo do tempo. Pesquisadores têm demonstrado, por exemplo, associações entre o perfeccionismo e transtornos psicológicos como do comportamento alimentar e obsessivo-compulsivos. Além disso, ser perfeccionista pode levar à procrastinação e afetar a produtividade em suas tarefas diárias. Isso porque, por julgar que seu trabalho nunca está bom o suficiente, aqueles que tentam ser perfeitos dificilmente irão começar ou concluir suas tarefas. 

Perfeição: Existe?

É impossível ser perfeito, mas por que algumas pessoas se esforçam para isso? Os perfeccionistas adotam padrões de exigência elevados e rígidos porque geralmente têm medo de falhar ou de serem culpados e julgados por outras pessoas. Brené Brown, professora da Universidade de Houston, explica: “Perfeccionismo não é a mesma coisa que esforçar-se para fazer o seu melhor. O perfeccionismo é usado pelas pessoas como um escudo para se protegerem contra a dor de serem vulneráveis – elas não querem ser culpadas ou julgadas pelos outros.”

E esperar que os outros sejam perfeitos também é uma expectativa irreal. Ninguém é perfeito, e estabelecer padrões muito elevados para parceiros, amigos e colegas de trabalho pode gerar frustrações e problemas nos seus relacionamentos. Assim, quando você está cobrando a si mesmo e aos outros para serem perfeitos e impecáveis, você está correndo risco de desenvolver uma série de problemas, tanto pessoais quanto sociais. Seus relacionamentos nunca serão bons quando você espera que o seu parceiro seja perfeito, sua carreira profissional nunca trará satisfação se espera sempre ter sucesso, e a vida sempre o decepcionará de alguma forma. Permita-se ser imperfeito, e deixe que os outros o sejam também!

5 Dicas para superar o perfeccionismo 

1. Aceite que você é imperfeito

Quando você aceita que é imperfeito e que comete erros, você pode afastar o sofrimento emocional causado pela lembrança de cada erro. Ao invés disso, permita-se examinar os erros de uma forma produtiva, avaliando o que levou de aprendizado de cada um deles. Concentre-se em progredir, e não em ser perfeito.

2. Elabore um plano de ação e coloque imediatamente em prática

Começar uma tarefa pode ser difícil para quem quer ser sempre perfeito. No entanto, o início de um projeto é apenas um aquecimento, “um rascunho”, e não o seu produto final. Inicie a sua tarefa, e depois vá lapidando aos poucos.

3. Estabeleça prazos

Divida a sua tarefa em pequenas partes, e estabeleça um prazo para cumprir cada uma delas. Quando você estabelece prazos, você pode evitar revisões e correções demasiadas e tornar o seu trabalho mais produtivo. Lembre-se da máxima: “feito é melhor que perfeito”. 

4. Exercite-se!

Praticar exercício físico melhora o seu bem-estar físico e emocional, como seu nível de energia, criatividade e concentração. Além disso, a modalidade esportiva pode ensiná-lo a cometer e aceitar os seus erros, percebendo que cada um deles foi necessário para melhorar o seu desempenho de alguma forma.

5. Medite

Dedique 10 minutos do seu dia para meditar, seja ao acordar, entre as suas tarefas ou antes de dormir. A meditação, além de ser um treinamento para a sua atenção, promove a autocompaixão e aceitação de eventos que ocorrem no seu dia-a-dia.

Referências: 

SOARES, M.J.; GOMES, A.A.; MACEDO, A.F.; AZEVEDO, M.H.P. Escala Multidimensional De Perfeccionismo: Adaptação À População Portuguesa. Revista Portuguesa de Psicossomática, v. 5, n. 1, p. 46-55, 2003.

<https://www.psychologytoday.com/intl/blog/mindful-anger/201904/the-dangers-perfectionism>

<https://www.psychologytoday.com/intl/basics/perfectionism>

<https://www.psychologytoday.com/intl/blog/the-adaptive-mind/201902/how-conquer-perfectionism-it-conquers-you>

<https://www.psychologytoday.com/intl/blog/the-athletes-way/201801/five-ways-overcome-fear-failure-and-perfectionism>

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress