Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

As redes sociais como inimigas do sono

Design sem nome (24) (1)-min

As informações de todo o mundo chegam até nós em fração de segundos. A cada instante uma nova matéria, um novo acontecimento e diante desse mundo tão corrido, ninguém quer ficar para trás. Com isso, o contato com as redes sociais se tornou um vício e a saúde do sono prejudicada.

MUITA INFORMAÇÃO E EXCESSO DE TELA

São aproximadamente 4 milhões de pessoas conectadas mundialmente nas redes sociais. É nítido o acúmulo de informações que são distribuídas constantemente e como todos querem estar por dentro do que acontece.

Mostra-se uma geração marcada pela ansiedade e depressão, justamente por sentir a necessidade de não perder as melhores notícias. Essa necessidade de conexão, apresenta problemas como distúrbio no sono, saúde física, mental e emocional.

O contato com telas, principalmente as menores como do celular, estão ligadas a todo instante e a luz possui uma ligação direta com o sono. 

Mais pessoas a cada dia se queixam de insônia, dificuldades para dormir,  o que acaba acarretando em sintomas como estresse, irritabilidade, falta de concentração, alteração de humor. Isso mostra como o sono tem a função reparadora.

Para que o sono seja de melhor qualidade, as luzes precisam ser desligadas!

DESLIGANDO AS LUZES

Podemos ao longo do dia receber uma quantidade grande de notícias, estar em contato com as telas, mas é preciso estar antenado no seu ciclo circadiano, significa, o período de 24h sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia.

De maneira breve, o ritmo circadiano é influenciado pela luz e regula a atividade física, química, fisio e psicológica do organismo, influenciando no sono.

Com isso, entendemos que você precisa absorver luz e ao final do dia quando a luminosidade vai diminuindo, a sua melatonina – mais conhecida como hormônio do sono – vai sendo ativada para que vá se desenvolvendo o seu estágio para dormir.

Se não seguimos esse ciclo, respeitando nosso organismo, a maneira como ele trabalha para que tudo se encaixe, é de se esperar que haja um desequilíbrio.

Sendo assim, quando vamos nos preparar para dormir, aquele contato com televisão e principalmente com a tela do celular que é menor com um foco de luz mais evidente, atrapalha e desregula o sono, prolongando a hora de dormir e influenciando para um sono de má qualidade.

HORAS CONTADAS NAS REDES SOCIAIS

Atualmente, redes sociais já possuem um alerta de quanto tempo você está acessando aquela rede, trazendo inúmeros benefícios como saúde mental e química.

“Estudo do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, demonstrou que usar o tablet por duas horas antes de dormir já causa problemas expressivos em nosso sono, além de causar um atraso gradual no horário de ir para a cama.”1

Diversas pesquisas e estudos comprovaram o impacto negativo com o tempo excessivo em telas. “Uma revisão de 2016 revelou que o uso excessivo problemático de celulares leva a picos de ansiedade, estresse e até depressão (todos os problemas relacionados a problemas de sono), enquanto uma investigação de 2014 conduzida por Harvard prevê que mesmo usando uma tela para fazer algo aparentemente inofensivo ao ler um e-book antes de dormir, as pessoas demoram mais a adormecer, reduzem o estado de alerta na manhã seguinte e diminuem a produção natural de melatonina”.2

O interessante é ter controle dessas horas consumidas nas redes sociais e principalmente no período noturno e na hora de dormir. Dados mostram que pessoas que utilizam telas deitadas quando estão na cama para dormir, possuem mais chances de acordar durante à noite e terem mais dificuldade para adormecer novamente.

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

HIGIENE DO SONO

“Segundo Chuffa, o melhor método para voltar a ter noites saudáveis de sono – sem o uso de medicamentos – é chamado de higiene do sono. Ele só funciona por meio de muito esforço e busca regular e tirar da rotina hábitos que prejudicam o organismo na diferenciação do dia e da noite.”

Ir para a cama e deixar o celular de lado é uma excelente opção, fazer exercícios físicos durante o dia, ler um livro, fazer um ritual que relaxe o corpo, é realmente fazer uma higiene do sono abordando um conjunto de técnicas que auxiliem a alcançar um sono mais saudável.

Prepare um ambiente tranquilo e confortável para dormir, com as luzes apagadas e longe das redes sociais.

CONCLUSÃO

Deixar as informações, notícias, conteúdos interessantes das redes sociais de lado, nós sabemos que não é preciso, mas ter controle do uso de horas com o contato com a tela é o mais importante. Respeitar o nosso ciclo circadiano, entender o funcionamento do nosso corpo e priorizar o nosso momento de dormir é a chave para uma noite de sono de qualidade. Desligar as luzes é o ideal para dormir melhor. Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a dormir melhor. Conte com a UKOR

👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) https://comparaplano.com.br/blog/redes-sociais-e-qualidade-do-sono/

2) https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/24/quantas-horas-voce-passa-nas-redes-sociais-tempo-pode-afetar-seu-sono.htm

3) https://www.guarulhoshoje.com.br/2021/06/09/telas-e-redes-sociais-pioraram-o-sono-das-pessoas-durante-a-pandemia/

4) https://www.persono.com.br/insights/sono-e-performance/o-que-e-higiene-do-sono

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress