Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Sono: a importância de uma boa noite em sua vida

cris-saur-GNUcUx-iObg-unsplash

Vivemos em uma sociedade 24/7 (24 horas por dia, sete dias por semana) que estimula um ritmo intenso de reuniões de trabalho, de informação, de afazeres domésticos, de atividade física e ainda de 7 a 8 horas de sono. É realmente um desafio conciliar todas essas tarefas, mas somente damos conta de funcionar bem durante o dia depois de uma noite bem dormida.

O interesse pelo sono se faz necessário nessa vida sem intervalos, sendo que todos nós precisamos de uma reorganização de nossas funções mentais, de nossas emoções, de nossas atividades fisiológicas para uma melhor performance. Dormir bem é, portanto, básico à vida e demonstrou ser um estado ativado, diferentemente do que muitos acreditavam antigamente. Quando dormimos o nosso cérebro entra em um modo dinâmico, sendo muito importante para a regulação de várias funções do nosso organismo.

É durante uma noite tranquila de sono que observamos mudanças na respiração e circulação, com alterações na ventilação, frequência cardíaca e diminuição da função renal e do sistema gastrointestinal. O sono também funciona como um modulador do nosso sistema imunológico. Estudos mostram que a privação de sono pode provocar uma diminuição na atividade de linfócitos e produção de anticorpos, que são moduladores do nosso sistema de defesa, o que reforça a importância de uma adequada noite de sono.

Além disso, é durante o sono que conseguimos secretar vários hormônios e substâncias importantes para o crescimento nas crianças e adolescentes. Também o controle da fome é feito durante o sono, sendo que os hormônios leptina (da saciedade) e grelina (da fome) sofrem variações durante o dia e à noite.

Sentimos os efeitos de uma noite mal dormida nas atividades do dia-a-dia, como no comprometimento do funcionamento social, profissional, educacional ou comportamental. Uma noite me má qualidade pode provocar muitos sintomas adversos como sonolência diurna, cansaço físico e mental, dificuldade na concentração, confusão mental, prejuízo na memória e cognição e redução na performance física. É tempo de priorizar a saúde e bem-estar e, portanto, de garantir uma noite de sono satisfatória.

É durante a noite que sonhamos e, assim, conseguimos consolidar nossa memória e aprendizado, processar nossas emoções, melhorar nosso insight criativo e reverter muitas mudanças deletérias que inevitavelmente acontecem durante o dia. O sono é, dessa forma, uma importante oportunidade de regeneração do estresse diário.

Como já sabemos, o sono é essencial e, à vista disso, tem sido alvo de muitos estudos ao longo dos anos. Hoje em dia, no cenário de nossas vidas ininterruptas, que prejudicam uma noite de qualidade, temos o aparecimento de muitos distúrbios de sono que trazem repercussões negativas em nossa qualidade de vida.

A Medicina do Sono abrange, portanto, essa variedade de distúrbios como a insônia crônica, os distúrbios de ritmo circadiano, os distúrbios respiratórios obstrutivos do sono, as hipersonias, os distúrbios do movimento, cada qual com suas características e tratamentos específicos. A incidência dos mesmos vem aumentando com o estresse, a privação de sono, o ganho ponderal e o envelhecimento nessa sociedade 24/7. O controle desses distúrbios se faz através de uma equipe multidisciplinar formada por médicos de diferentes especialidades como otorrinolaringologistas, neurologistas, psiquiatras, pneumologistas, pediatras e clínicos, além de fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e odontólogos. O conhecimento e especialização na área são essenciais na formação desses profissionais.

Atualmente, é conhecida a interferência do sono em muitas doenças sistêmicas e neuropsiquiátricas e como o controle do sono auxilia, por exemplo, no tratamento do transtorno de ansiedade e depressão. Um sono reparador pode melhorar a dor em pessoas que apresentam fibromialgia e dor crônica. O sono torna-se aqui, uma entidade única, que exige uma abordagem e tratamento individualizados, a fim de melhorar a saúde do individuo em sua totalidade. 

A qualidade da sua noite deve ser uma meta diária em nossas vidas. É um exercício de entrega, de desligar-se do mundo lá fora, de desconectar-se das demandas profissionais e exigências pessoais, para um estado de renovação interna. É uma prioridade a ser alcançada todas as noites.

Ana Paula Assunção Cecilio

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Melhore sua vida dormindo melhor! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Tenha aprendizados importantes para a sua vida baixando o APP da Ukor!

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Sono | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Durma Melhor | Relacionamento | Humor | Produtividade | Aprendizados

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress