Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

O sono e a amamentação: tudo que você precisa saber!

Amamentação e sono

A Amamentação e sono talvez sejam os dois temas mais importantes nos primeiros meses da maternidade. Tanto pela preocupação de ver o bebê bem nutrido, quanto pelas inúmeras noites mal dormidas em prol do bem-estar da criança. É muito comum que, ao colocar os filhos em primeiro lugar, muitas mães negligenciam o próprio sono, achando que pensar em si seja um ato egoísta. No texto de hoje vamos desmistificar esta questão, falando sobre a importância do sono nesta fase e fornecendo algumas dicas práticas de como manter o autocuidado.

Amamentando com sono

Como é muito comum acordar de madrugada para amamentar – às vezes mais de uma vez –, muitas mães acabam adormecendo enquanto estão no processo de amamentação. Caso isso aconteça, você deve colocar o bebê no berço assim que acordar, para evitar o risco de acidentes. A sonolência extrema é mais comum nas primeiras semanas, portanto, é interessante avaliar a possibilidade de o bebê dormir no mesmo quarto que você nos primeiros meses. A preocupação com o bebê dormindo em outro quarto, ou a preocupação de adormecer amamentando podem ser fatores que atrapalham o seu sono, prejudicando ainda mais o reparo que seu organismo precisa nesta fase delicada. Por isso, é importante se organizar de forma que, mesmo que seja pouco, você consiga dormir com um pouco menos de preocupações. Quanto mais e melhor for seu sono, mais disposta você estará para cuidar do seu bebê no dia seguinte, por isso, lembre-se que cuidar do seu sono não é deixar de priorizar seu(sua) filho(a).

Rede de apoio

Há um provérbio africano que diz “é necessária uma aldeia para educar uma criança”. Ainda que se refere a toda a infância, este ditado é bastante verdadeiro quando falamos dos cuidados de um recém-nascido. Se você ainda está na gestação, já comece a pensar na sua rede de apoio. Se você já está no processo de amamentação e enfrentando dificuldades para dormir, é hora de pedir ajuda. Seu parceiro, seus familiares, ou até alguma(s) amiga(s) podem ajudar e muito nesse momento. Não deixe de se comunicar e pedir auxílio para que você possa descansar. Dormir pode diminuir seus níveis de ansiedade e até prevenir contra depressão pós-parto. Seu(sua) filho(a) precisa de você bem!

Preparando o ambiente

Nos primeiros meses de vida, o bebê ainda está aprendendo a ter uma rotina de sono bem estabelecida, consequentemente, você provavelmente vai precisar acordar de madrugada e dormir – pelo menos um pouco – durante o dia. Na amamentação não é diferente! Para isso, algumas coisas podem ajudar:

  1. Procure deixar o ambiente totalmente escuro onde você vai dormir:  utilize cortinas blackout e isole os vãos entre as janelas e portas por onde a luz possa entrar, isso vai ajudar seu corpo a entender que é hora de descansar;
  • Utilize uma babá eletrônica, caso seu(sua) filho(a) durma em outro quarto. Assim você pode descansar sabendo que, caso algo aconteça, vai ouvir o choro dele pela câmera;
  • Deixe de lado o celular, coloque uma música relaxante e prepare a temperatura/ventilação para que você adormeça mais facilmente. Lembre-se, você talvez tenha poucos minutos, então, tudo o que puder ajudar seu corpo a pegar no sono é bem-vindo;
  • Desapegue-se de ter uma casa totalmente em ordem. Se você dedicar os poucos minutos que tem para cuidar da casa ao invés de dormir, perceberá sua energia esgotada em poucos dias. Nesta fase, caso não tenha quem te ajude com isso, será necessário abrir mão de deixar tudo em perfeita ordem e tolerar um pouco de bagunça. Logo seu bebê estará maior e as coisas se ajeitam. Dê prioridade para pequenas sonecas ao longo dia.
Melhorar a amamentação é também cuidar do seu sono. Veja algumas dicas!

Seu leite transmite informações ao bebê

A esta altura você talvez já saiba da importância do sono, mas caso ainda esteja relutante, achando que seu sono não é prioridade, lembre-se que na amamentação você e seu bebê se conectam através dos hormônios que seu corpo produz e transfere através do leite. Ao longo do dia, o leite materno sofre alterações para informar ao bebê o ritmo circadiano – qual é a hora de dormir e a hora de acordar. O leite produzido durante o dia, por exemplo, contém mais cortisol do que o leite produzido à noite. O cortisol, famoso como “o hormônio do estresse”, é o responsável pelas funções de ativação do organismo, nos fazendo acordar. Isso significa que, se o seu ritmo circadiano estiver fora de ordem, provavelmente isso será transmitido ao bebê através do leite, atrapalhando a formação do ritmo circadiano dele. Mas, calma! Seu organismo sabe regular isso de modo que, caso você não consiga dormir bem, ele não vai fornecer “o leite errado”, não podemos exagerar esta informação e achar que o leite ficará completamente alterado. O corpo consegue transpor isso, mas ele se torna mais eficiente quando nosso sono está em ordem e nosso ritmo circadiano é respeitado.

Dormir é uma forma de amar seu bebê!

A maternidade é marcada pela entrega e sacrifício em benefício dos recém-chegados, porém, é importante que haja este equilíbrio. Você não poderá se entregar por seu(sua) filho(a) caso não tenha mais forças ou energia. O autocuidado e, neste caso em específico, o cuidado com o seu sono, é uma das muitas formas através das quais você demonstra amor por seu bebê. Não é um ato de egoísmo, pelo contrário, é uma outra face do cuidado e do zelo que você tanto deseja demonstrar. Conte com a Ukor nesta jornada!

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

https://open.spotify.com/episode/1FKv1YeoyqjWLdhwo04Pet?si=629bbf1b69454f15
Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Melhore sua amamentação dormindo melhor! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Sono | Autoconhecimento | Amamentação | Equilíbrio | Emoção | Durma Melhor | Relacionamento | Humor | Produtividade | Ronco

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress