Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

O papel do sono na prevenção do câncer

Dia mundial do combate ao câncer

O dia 8 de Abril é lembrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada na expectativa de ampliar os esforços para a prevenção dessa doença. Além disso, segundo o site do Instituto Nacional de Câncer (INCA)¹ , uma estimativa do ano 2018 apontou que no mundo tiveram 18 milhões de casos novos de câncer. Ainda segundo o INCA, a estimativa de no Brasil é de 625 mil novos casos a cada ano entre os anos de 2020 e 2022. 

Tais dados fortalecem a importância não só de datas que conscientizem a importância sobre o combate, mas também a importância de ações que possibilitem a prevenção do câncer. Como afirma o Ministério da Saúde , o câncer não tem uma causa única. O início do câncer costuma se dar a partir da interação de diferentes causas externas, ou seja, presente no meio ambiente, e internas, como condições hormonais ou imunológicas e mutações genéticas.

Como prevenir o Câncer

Focando na prevenção, o INCA recomenda 12 dicas para prevenir o câncer.

 1) Não fumar, 

2) Ter uma alimentação saudável, 

3) Manter um peso corporal adequado, 

4) Praticar atividades físicas, 

5) Amamentar, no caso de mães, 

6) Fazer exames preventivos de câncer,

 7) Se vacinar contra o HPV, 

8) Se vacinar contra hepatite B, 

9) Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, 

10) Evitar comer carnes processadas, 

11) Evitar exposição excessiva ao sol e 

12) Evitar exposição a agentes cancerígenos.

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Qual a importância do sono para a prevenção do câncer

Agora, qual o papel do sono no câncer? Como veremos sua participação é presente, e olhar para o sono nesse contexto é muito importante! Segundo o artigo científico publicado em 2021  “Sleep disorders and cancer: State of the art and future perspectives” , de Mogavero e colaboradores, sono e câncer estão relacionados por uma via de mão dupla. E o que isso significa? Significa que transtornos do sono podem ser tanto um fator de risco para o desenvolvimento do câncer, quanto podem ser uma consequência do câncer.

Quais transtornos do sono podem ser fatores de risco para diferentes tipos de câncer?

Segundo o mesmo artigo, transtornos do risco circadiano, insônia, narcolepsia, apneia obstrutiva do sono e parassonias aparecem como potenciais fatores de risco para diferentes tipos de câncer.

Quais transtornos de sono podem surgir como consequência do câncer? 

Insônia, hipersonia e transtornos do ritmo circadiano são os principais transtornos do sono que aparecem em pacientes com câncer.

Desse modo, quais caminhos podemos tomar? Focando no sono, podemos ir pelo caminho da prevenção e/ou do tratamento. A prevenção de transtornos do sono pode ocorrer com práticas cotidianas para possibilitar um sono de qualidade. Por exemplo, boas práticas de higiene do sono podem evitar que alguns transtornos do sono sejam desenvolvidos. Além disso, tratar com rapidez os transtornos do sono quando eles surgem, com o tratamento e acompanhamento dos profissionais do sono adequados, pode evitar os prejuízos dele para o início do câncer. Desse modo, a prevenção de transtornos do sono ou tratamento precoce pode ajudar a prevenir o início de alguns tumores.

Além disso, como os transtornos do sono podem ocorrer como consequência do câncer, é importante avaliar o sono da população. O tratamento desses transtornos de sono pode ajudar na melhoria da qualidade de vida desses pacientes e de suas famílias, assim como podem ajudar na efetividade dos tratamentos para o câncer. Nesse caso, a identificação do transtorno do sono e o encaminhamento para o tratamento adequado para a condição do sono é fundamental.

CONCLUSÃO

O câncer é uma doença que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. O sono também está relacionado com essa doença, e essa relação tem duas mãos. Problemas de sono podem aumentar as chances para o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, assim como problemas do sono podem ocorrer como consequências dos tipos de câncer. Desse modo, podemos olhar para o nosso sono de duas maneiras nessa situação. Uma de prevenir problemas de sono, e outra de tratar os problemas de sono, tanto quando eles surgem, quanto o de pessoas com câncer.

Em ambos os casos, é sempre importante lembrar a importância de ter um sono saudável para uma boa qualidade de vida! Por isso, mantenha boas práticas para um sono regular e saudável, e se necessário,  monitore seu sono com um profissional da área.

👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja conteúdos exclusivos!

Referências

  1. https://bvsms.saude.gov.br/04-02-dia-mundial-do-cancer/#:~:text=04%2F02%20%E2%80%93%20Dia%20Mundial%20do,Biblioteca%20Virtual%20em%20Sa%C3%BAde%20MS
  1. https://www.inca.gov.br/estimativa/introducao#:~:text=A%20incid%C3%AAncia%20em%20homens%20
  1. https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer#:~:text=A%20preven%C3%A7%C3%A3o%20do%20c%C3%A2ncer%20engloba,um%20modo%20de%20vida%20saud%C3%A1vel.
  2. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1087079220301520?via%3Dihub

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress