Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Entenda a relação entre horas de sono e obesidade

Design sem nome (7)

Quando pensamos em emagrecimento, logo pensamos em dieta e nutrição. Mas, você sabia que o sono pode estar muito mais relacionado a isso do que costumamos imaginar? No artigo de hoje vamos falar sobre esta relação!

RELAÇÃO ENTRE SONO E OBESIDADE

Um estudo publicado pelo departamento de psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), fez uma revisão de várias pesquisas nesta área. Somados, os participantes dessas pesquisas citadas foram 1.195.600 pessoas. Ou seja, são muitos estudos, com muitas pessoas, feitos através de diversos métodos, que concluem algumas coisas semelhantes sobre a relação entre o sono e a obesidade.

Os pesquisadores afirmam que os resultados destes estudos “sugerem que a modificação do padrão de sono pode levar a desajustes endócrinos que induzem o aparecimento de obesidade”1.

O débito de sono, segundo a literatura citada, produz uma série de consequências que favorecem a obesidade. Uma delas é o cansaço, que diminui a disposição para atividade física. Outra é o aumento das oportunidades para se alimentar, que, influenciadas pela privação de sono, levam a escolhas por alimentos com alta densidade energética. Além destes fatores comportamentais, há também fatores endócrinos, como os baixos níveis de um hormônio chamado leptina, e altos níveis de um hormônio chamado grelina. Além de outras desregulações hormonais. Segundo o estudo, isso impacta no aumento da fome, nos critérios de seleção de alimentos e na diminuição do gasto energético, contribuindo também para o desenvolvimento de um quadro de obesidade.

Os pesquisadores concluíram que “um tempo adequado de sono parece ser essencial para a manutenção do estado nutricional e deve ser estimulado por profissionais da saúde”.

DORME POUCO, COME MAIS

Outro estudo, publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition, observou 30 pessoas comparando sua alimentação em dias de sono satisfatório a alimentação em dias de pouco sono. A conclusão a que chegaram foi de que as pessoas aumentam, em média, 300kcal de ingestão de energia em dias de sono curto.

Nas palavras dos autores, “o principal achado de nosso estudo foi que a duração do sono tem um efeito significativo na ingestão de energia e gordura, sem afetar o gasto energético geral”. Eles também afirmam que “se não for compensada pelo aumento do gasto energético, a ingestão alimentar de indivíduos com sono curto predispõe a obesidade”.

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

A IMPORTÂNCIA DA MELATONINA

Uma revisão científica publicada no Journal of Pineal Research3 estudou a relação entre a melatonina, o metabolismo energético e a obesidade. Este hormônio é secretado principalmente quando dormimos e está diretamente ligado à baixa (ou nenhuma) luminosidade no ambiente do sono.

Os pesquisadores afirmam que “a redução na produção de melatonina, como durante o envelhecimento, trabalho em turnos ou ambientes iluminados durante a noite, induz resistência à insulina, intolerância à glicose, distúrbios do sono e desorganização circadiana metabólica caracterizando um estado de ruptura cronológica que leva à obesidade”.

Este mesmo estudo afirma que existem evidências experimentais de que a melatonina é necessária para a síntese, secreção e ação adequadas da insulina. Além de ser responsável, em parte, pela distribuição diária dos processos metabólicos. Ou seja, é ela quem atua na regulação cronológica do nosso organismo. O horário em que comemos, ou o horário em que sentimos fome, está diretamente ligado à sensibilidade à insulina. Desta forma, caso a produção de melatonina seja afetada, isto é, caso não tenhamos boa qualidade de sono, nossa alimentação e percepção subjetiva de fome também são afetadas.

Segundo os autores, “A melatonina é a molécula mediadora chave na integração entre o ambiente cíclico e a distribuição circadiana dos processos fisiológicos e comportamentais necessários para um metabolismo saudável e para a otimização do balanço energético e regulação do peso corporal”.

CONCLUSÃO

Como pudemos perceber, muitos estudos apontam na mesma direção. Existe uma relação direta entre o sono e o peso. Sendo assim, para quem deseja emagrecer, cuidar da higiene do sono é fundamental. Além de diversos outros benefícios, um bom sono pode regular seu metabolismo e favorecer o emagrecimento de muitas formas, que vão desde o bom funcionamento da insulina, até o aumento da disposição para atividades físicas e melhor capacidade de escolha na alimentação. Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a dormir melhor. Conte com a UKOR!

👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. https://www.scielo.br/j/abem/a/GQ8CpsS5gdGW5yzrRTHz8Yt/?format=pdf&lang=pt
  2. https://academic.oup.com/ajcn/article/94/2/410/4597826?login=true#110823976
  3. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jpi.12137

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress