Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Libido: Entenda por que dormir pouco pode diminuir a libido

Libido e sono

As duas coisas mais prazerosas que fazemos numa cama – sono e sexo – estão mais interligadas do que costumamos pensar. No texto de hoje falaremos sobre a relação entre a libido e a qualidade do sono, mostrando como funciona a via de mão dupla onde os dois se influenciam mutuamente.

O papel dos hormônios na vida sexual e no sono

Uma das regulações que ocorrem enquanto dormimos é da hipófise, parte do cérebro responsável pela produção de hormônios que têm grande influência no nosso comportamento.

A testosterona, por exemplo, tanto em homens, quanto em mulheres, é responsável pelo desejo sexual e tem sua produção comprometida em situações de privação de sono. Em compensação, o cortisol, hormônio do estresse, que nos deixa alertas como se houvesse algum perigo à espreita, é produzido em excesso, fazendo com que a gente se sinta mais preocupado.

Ou seja, dormir mal cria um ciclo em que o desejo diminui e as preocupações aumentam, estas por sua vez, também causam impacto na vida sexual. Afinal, a última coisa que queremos no momento de intimidade é uma mente preocupada, ansiosa e em estado de alerta.

Sexo à noite e cansaço

Muitos casais, devido à agitação do trabalho e às demandas da vida contemporânea, reservam o período da noite para fazer sexo. Só que os afazeres acabam por drenar toda a energia e, quando chega a noite, os dois estão cansados demais para pensar em sexo. Além do cansaço da jornada diária de trabalho, não é raro encontrar pessoas que negligenciam os cuidados como sono em nome da produtividade e da alta performance, quando deveriam fazer justamente o contrário.

Nosso corpo, em situações de cansaço como estas, entra numa espécie de “modo econômico”, reservando energia para as funções vitais até que possamos descansar. Assim, a libido também fica comprometida.

Disfunções sexuais devido à privação

Um estudo feito pela professora de psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mônica Andersen, mostrou que há uma relação direta entre o sono e a vida sexual.

Em relação aos homens, aqueles que dormem mal têm três vezes mais chance de ter disfunção erétil. Entre as mulheres, outras disfunções sexuais se apresentam devido às alterações hormonais.

Na privação de sono, as funções cardiovasculares ficam comprometidas, priorizando os órgãos vitais. A atividade sexual, embora prazerosa, não é entendida pelo corpo como fundamental, por isso, o fluxo sanguíneo responsável tanto pela ereção nos homens, quanto pela lubrificação da mulher, não acontece ou acontece em menor intensidade.

O estudo, em sua fase laboratorial, com ratos, observou que a privação de sono aumentava o desejo sexual dos animais, porém não havia penetração por não haver ereção completa. A pesquisadora alerta que estas conclusões não podem ser aplicadas aos humanos sem ajustes, por conta das variáveis psicossociais presentes na nossa espécie.

Uma via de mão dupla

Do mesmo modo que a qualidade do sono afeta a libido, a qualidade da vida sexual também afeta o sono. Isso acontece porque, após um orgasmo, o corpo libera hormônios que dão a sensação de bem-estar e relaxamento (ocitocina e dopamina). Deste modo, tanto é possível melhorar a vida sexual através dos cuidados com o sono, quanto é possível melhorar a qualidade do sono através de boas práticas sexuais. Um bom exemplo prático, para mitigar o problema do excesso de cansaço à noite, já comentado aqui anteriormente, é reservar os horários da manhã para o sexo.

Entenda o papel do sono em seu corpo e mente!

Você pode escolher por onde começar

Como vimos, sono e sexo não estão interligados apenas por serem feitos numa cama, mas, de várias maneiras, se influenciam mutuamente, de modo que, caso você queira melhorar sua vida sexual ou a qualidade do seu sono, pode escolher um dos dois caminhos. O bom sexo começa dormindo bem, e o bom sono começa numa vida sexual não apenas ativa, mas boa e prazerosa.

A Ukor pode ajudar você a desfrutar de um sono melhor e os efeitos colaterais disso podem ser bastante prazerosos. Além de aumentar a libido, traz benefícios muito importantes para o seu corpo e mente. Conte com a gente!

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

https://open.spotify.com/episode/4zkuFpbVfqo32xCe0zjTFI?si=681a2fd2ae324aac
Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Aumente a sua libido dormindo melhor! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Sono | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Libido | Durma Melhor | Relacionamento | Humor | Produtividade | Ronco

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress