Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Privação de sono pode aumentar o risco de obesidade

Design sem nome (20)

Quando se pensa em perder peso, logo vem à cabeça apenas diminuir a quantidade de ingestão de comida. Mas, você sabia que aqueles minutinhos e horas a mais no celular, TV ou de distração antes de dormir, podem estar contribuindo para o seu ganho de peso? Hoje, vamos falar sobre essa relação!

👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

RELAÇÃO ENTRE PRIVAÇÃO DE SONO E OBESIDADE

Existem cada vez mais evidências de que um sono de qualidade interfere positivamente no sistema imunológico, ajuda a manter um peso saudável, a ter uma boa memória, além de diminuir o risco de desenvolver doenças como diabetes e cardiovasculares.

Ter a preocupação em garantir uma boa noite de sono é saber da relação direta com as funções metabólicas do corpo, hábitos alimentares, balanço energético e a regulação do peso corporal. 

Sabe aqueles assaltos à geladeira no turno da noite e antes de dormir? Essa privação do sono prolonga o tempo acordado, fazendo com que o seu sistema metabólico esteja em desarmonia e assim, aumenta a fome. A procura pelo alimento, muitas vezes de altos índices de gorduras vazias e açúcares, fazem subir o teor energético, prolongando ainda mais a hora de dormir.

Analisando os estudos, “os distúrbios do sono promovem o aumento dos níveis de grelina circulante e diminuem os níveis de leptina, o que proporciona o aumento da sensação de apetite e fome, afetando assim o balanço energético.”1

Para que fique mais claro, é importante que se busque fatores comportamentais que sejam aliados da saciedade alimentar, ou seja, “a privação do sono, segundo dados apresentados, reduz os níveis de leptina (hormônio da saciedade), aumenta os níveis de grelina (hormônio da fome), além de gerar cansaço e também aumentar as oportunidades para buscar alimentos.”2

Estudiosos concluem que o indivíduo precisa estabelecer uma rotina que seja benéfica em termos nutricionais para que não interfira no sono.

MUITA COMIDA, POUCO SONO, AUMENTO DE PESO

As escolhas diárias serão como um divisor de águas para um sono de qualidade e consequentemente manutenção do peso. 

Ao longo do dia é importante se alimentar bem e praticar atividade física para que não se eleve o nível de cortisol ao final do dia. Mais conhecido como o hormônio do estresse, quanto mais se ingere alimentos altamente calóricos, sem benefícios nutricionais, mais açúcares, pode fazer com que a sensibilidade a insulina seja diminuída na manhã seguinte.

Sendo assim, “a ingestão de comida em períodos mais tardios do dia, pode levar a um aumento da secreção de insulina, causando uma maior eficácia na transformação de glicose em gordura visceral, aumentando a acumulação de tecido adiposo intra-abdominal.”3

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

CRONONUTRIÇÃO – O QUE COMER E QUANDO COMER

Para além de se preocupar com o alimento que será ofertado para o seu corpo, é preciso também ter em mente em que momento aquele determinado alimento está sendo ingerido.

Para aqueles que ainda estão pouco familiarizados com essa nomenclatura, a “Crononutrição estuda portanto, a relação entre metabolismo, alimentação, e o horário, a frequência com que essa alimentação ocorre e seu impacto no corpo.”4

Dessa maneira, a Crononutrição mostra como os alimentos e o horário o qual é ingerido, interfere diretamente no funcionamento do metabolismo. Com isso, ao desestabilizar a rotina, o sistema funcional natural do corpo fica desajustado.

Essas alterações rotineiras, quando não bem administradas, “geram alterações nos centros hipotalâmicos da fome e da saciedade, e no funcionamento do metabolismo. Assim, podem causar desequilíbrios que levam a problemas como obesidade, falta de disposição, diabetes, e aumento da gordura corporal, por exemplo.”4

Fica entendido que um sono de qualidade, assim como um peso saudável, estão ligados a uma boa alimentação realizada na hora certa.

CONCLUSÃO

Diante dessa análise, podemos perceber que o ganho ou perda de peso está diretamente ligada à qualidade do sono. Dormir é um aliado para a manutenção de um peso saudável, evitando assim a obesidade, além de diversos outros benefícios. Associar o que comer e quando comer é uma peça fundamental para manutenção saudável do peso e melhor sono. Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a dormir melhor. Conte com a UKOR!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) https://www.revistas.unipacto.com.br/storage/publicacoes/2017/obesidade_x_sono_102.pdf

2) https://www.endocrino.org.br/insonia-e-obesidade/

3) https://nutritotal.com.br/pro/existe-relacao-entre-horas-de-sono-e-obesidade/

4) https://www.ipgs.com.br/blog/interna/a-crononutricao-e-sua-importancia-para-a-saude

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress