Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Sonolência excessiva diurna: quais são as possíveis causas?

Design sem nome - 2022-01-09T174137.623

Não é incomum encontrar alguém com sono durante o dia. Alguns relatam já acordar com a sensação de que a noite dormida não foi suficiente, outros sentem esta sonolência em momentos específicos do dia e ainda há quem sinta a sonolência ao longo de todo o dia. Mas, o que será que causa esta sensação? O artigo de hoje é sobre isto!

👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

PERIGOS

Antes de falar sobre as causas da sonolência excessiva, vamos falar sobre o que ela causa. Em primeiro lugar, caso você suspeite sofrer desta condição, já percebeu a dificuldade de se concentrar, de memorizar alguma coisa, ou até uma indisposição para movimentos e atividades físicas. Agora, olhando um pouco além dos sinais que você experimenta, este quadro pode apresentar um grave risco em algumas situações.

Uma pesquisa realizada pela Academia Brasileira de Neurologia, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina e a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), concluiu que mais de 20% dos motoristas entrevistados costumam dirigir com sono. 18% dos acidentes são ocasionados por fadiga dos motoristas, afirma o diretor de comunicação da ABRAMET, Dr. Dirceu Rodrigues Alves Junior. Juntos, sono e cansaço representam 60% dos acidentes de trânsito do país. Segundo o Portal do Trânsito, dormir ao volante está entre as principais causas de morte no trânsito.

Falamos do trânsito para exemplificar o risco da sonolência excessiva em momentos inadequados. Mas, ainda que você não trabalhe nesta área ou não sinta estes sintomas ao dirigir, não seria absurdo pensar que a sonolência apresenta riscos de acidentes ou mau desempenho em diversas outras áreas. Tarefas cotidianas, como cozinhar ou até subir escadas, podem ficar arriscadas dependendo do nível de sonolência ou fadiga.

SONOLÊNCIA X FADIGA

É preciso diferenciar o que é sonolência do que é fadiga. A sonolência excessiva é marcada por um desejo subjetivo por dormir ou tirar cochilos. Enquanto a fadiga apresenta dificuldade de manutenção de energia mental e motora, se torna mais difícil com o aumento da duração da tarefa.

A sonolência diurna melhora com o sono, enquanto a fadiga demanda repousar, mas não necessariamente dormir. Também conhecida como hipersonia, a sonolência excessiva diurna (SED) é a incapacidade da pessoa se manter acordada e alerta durante os principais períodos de vigília do dia. Isto pode gerar até mesmo lapsos de sono não intencionais, como acontece em pessoas que sofrem de narcolepsia.

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

POSSÍVEIS CAUSAS

Segundo dados do Hospital Albert Einstein, podemos dividir as causas de SED em:

  • Hipersonias primárias de origem central, na qual estão contempladas a narcolepsia e a hipersonia idiopática;
  • Hipersonias secundárias, como distúrbios respiratórios do sono, privação de sono, distúrbios do ciclo circadiano e distúrbios do movimento sono-relacionados;
  • Condições médicas e psiquiátricas, como depressão, efeito medicamentoso, doenças neurodegenerativas etc.

Entre as doenças do sono que podem levar à SED, a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) são as principais. Algumas doenças clínicas e psiquiátricas podem coexistir ou agravar estes distúrbios e também contribuir para a sonolência diurna, como, por exemplo, hipotireoidismo, doença de Parkinson, fibromialgia, tumores, insuficiência renal e hepática, entre outras. No caso de doenças psiquiátricas, depressão, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou distúrbios de humor também podem ser fatores agravantes ou geradores de sonolência diurna.

O uso de algumas substâncias também pode ser uma variável importante na busca pelas causas da SED. Em um diagnóstico, o médico deve sempre considerar o uso de álcool, hipnóticos/sedativos, antialérgicos, maconha, antidepressivos, entre outros medicamentos. Embora possam ser a causa principal da sonolência, o uso destas substâncias não deve ser interrompido sem supervisão médica extremamente cuidadosa. Os efeitos da abstinência podem ser tão prejudiciais quanto (ou até mais) os sintomas de SED.

CONCLUSÃO

Como vimos, a sonolência excessiva diurna pode apresentar diversos riscos e suas causas podem depender de muitas variáveis. Sempre ressaltamos a importância de procurar ajuda médica para um olhar técnico e profissional a respeito dos seus sintomas, mas neste caso, é ainda mais importante! A Dra. Nathalia Borio, clínica médica e ​pneumologista do Hospital Israelita Albert Einstein, afirma que “o diagnóstico diferencial da SED é um desafio em todo o mundo, pois muitas são suas causas. Além disso, exceto pela narcolepsia tipo 1, não existem marcadores biológicos”.

Portanto, reforçamos aqui a necessidade de procurar um médico para realização de testes e exames que avaliem se você sofre desta condição e, a partir disso, indicar tratamentos adequados. Procure um especialista em Medicina do Sono, principalmente se os sintomas estiverem presentes há mais de três meses.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1: Disponível em https://www.portaldotransito.com.br/noticias/dormir-ao-volante-esta-entre-as-principais-causas-de-mortes-no-transito-2/

2: Disponível em https://www.einstein.br/especialidades/medicina-do-sono/doencas-sintomas/sonolencia-excessiva-diurna

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress