Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Como é aplicada a terapia cognitiva em tratamentos médicos

Design sem nome (27)-min

Ao contrário do que muitos pensam, terapia não é apenas contar sobre os problemas e frustrações que está passando para conseguir soluções imediatas e ficar tudo resolvido. Você já refletiu sobre como estão seus sentimentos diante dos fatos que ocorrem em sua vida? Vamos ter esse bate-papo!

REAÇÃO E EMOÇÃO

Para toda ação existe uma reação. Você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar. Acontece que quando falamos em terapia cognitiva, a sua ação é avaliada de maneira mais profunda.

A emoção explorada e colocada à prova diante de certos fatos muitas vezes é ignorada e não recebe um olhar de atenção. Antes, é preciso entender o que é esta terapia.

A terapia cognitiva surgiu no início dos anos 60, através do psiquiatra, neurologista, Aaron T. Beck, por meio de pesquisas com pacientes deprimidos e que posteriormente evoluíram para a compreensão e tratamento de outros transtornos.

De maneira mais clara e objetiva, “é utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas,  indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva. A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros.”1

Mais que isso, a terapia também auxilia nos demais comportamentos, relações e questões que englobam a nossa vida como um todo.

Desse modo, “o método busca entender a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos e como eles o afetam. A ideia é analisar as atitudes do paciente para transformar reações automáticas em decisões conscientes.”2

Assim, é um tratamento psicoterapêutico que propõe ajudar o paciente a encontrar novas possibilidades de como reagir a pensamentos, que antes causavam negatividade, de maneira mais assertiva. 

“Este tipo de abordagem visa a identificação de crenças e pensamentos disfuncionais, chamados de distorções cognitivas, averiguar a realidade e corrigi-los, de forma a mudar essas crenças distorcidas, que se encontram subjacentes a estes pensamentos.”3

Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

TERAPIA COGNITIVA E TRATAMENTO MÉDICOS

Após entender como se dá esse sentimento do paciente relacionado a determinado evento, começa o trabalho para gerar um novo olhar sobre o que aconteceu.

Levando em consideração tratamentos médicos, muitas pessoas possuem traumas, receios, medos e inseguranças com o que pode acontecer diante de algum procedimento que seja necessário realizar.

Nessa medida, pode-se constatar a importância da terapia cognitiva, já que é através desse método que existe a possibilidade da mudança de reação, dos pensamentos diante dos tratamentos médicos.

Abordando uma situação onde o paciente encontra-se no hospital, local onde emergem muitas emoções, apresenta-se muito útil o trabalho do psicólogo com o tratamento da terapia cognitiva. 

“Assim, a terapia cognitivo-comportamental oferece ao paciente um auxílio para elaborar questões acerca do seu processo de adoecimento e saúde. O psicólogo, nesse sentido, vai atuar para identificar com a pessoa os pensamentos, as emoções e os comportamentos que estão relacionados à doença que ela está enfrentando no momento.

O suporte proporcionado pelo psicólogo que se baseia na TCC faz com que o paciente compreenda melhor sua percepção sobre a etapa que está vivendo. Dessa maneira, ele consegue lidar com as emoções negativas, construindo crenças mais funcionais.”

O lado positivo dessa terapia é que o procedimento médico será realizado com mais tranquilidade, o paciente se sentirá mais tranquilo e mais confiante.

TERAPIA COGNITIVA E O SONO

Quando se aproxima da hora de dormir, muitas pessoas possuem distúrbios de sono, ou seja, dificuldades para dormir. 

A insônia é um dos distúrbios mais comuns e estima-se que 30% das pessoas em algum momento de suas vidas serão afetadas. Atualmente, a terapia cognitiva tem sido aplicada como tratamento para insônia, sendo assim uma maneira eficaz de diminuir ou até mesmo eliminar os sintomas da insônia.

Geralmente quem sofre de insônia crônica recorre a medicamentos como maneira de tratamento, contudo essa não é uma saída recomendada, visto que o uso prolongado de remédios provocam efeitos colaterais, incluindo a dependência. Dessa maneira, o distúrbio do sono acaba não sendo tratado de maneira efetiva.

“A revisão de estudos, publicada recentemente no periódico British Journal of General Practice, indica que quatro a oito sessões de terapia são o bastante para reduzir em até 30 minutos o tempo que o indivíduo leva para dormir e diminuir a quantidade de vezes que ele acorda durante a noite. Os resultados podem durar por meses. Isso acontece porque a TCC consiste na identificação de padrões comportamentais que podem provocar a insônia, auxiliando o paciente a alterá-los de modo que não mais interfiram na rotina de sono.” 5

Percebe-se que analisar profundamente a maneira como cada indivíduo reage a determinado acontecimento, entender os sentimentos para que sejam transformados de negativos para positivos, ajudam em tratamentos médicos e em questões cotidianas que afetam diretamente à saúde.

Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a dormir melhor. Conte com a UKOR

👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) https://www.vittude.com/blog/terapia-cognitivo-comportamental/

2) https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/17/terapia-cognitivo-comportamental.htm?cmpid=copiaecola

3) https://www.tuasaude.com/terapia-cognitivo-comportamental/

4) https://blog.cognitivo.com/terapia-cognitiva-vantagens-em-hospitais/

5) http://www.medicinadosonoam.com/terapia-cognitivo-comportamental-pode-ajudar-a-combater-insonia/

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress