Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Traição: porque alguns traem e por que é tão doloroso?

justin-follis-A7Um4oi-UYU-unsplash

O que exatamente significa uma traição? A traição envolve apenas sexo? Ou uma conversa nas redes sociais, um perfil ativo no Tinder ou uma troca de nudes também pode ser uma traição? E por que as pessoas traem? Essas e outras questões suscitam a nossa curiosidade, afinal, pode ser complexo entender algo que é mundialmente condenado, mas universalmente praticado.

O que é traição?

Para início de conversa, vamos recorrer ao dicionário: 1. Ação de trair alguém; perda completa da lealdade que resulta de uma ação traiçoeira. 2. A infidelidade em um relacionamento amoroso. 3. Crime que se configura pela ameaça à segurança da pátria ou de suas instituições. De forma geral, a traição envolve atitudes infiéis, que configuram como uma ameaça ao relacionamento. Na nossa sociedade, geralmente entende-se como um caso extraconjugal secreto, em que pode haver uma conexão emocional e o desejo sexual.

Por que a traição é dolorosa?

A infidelidade é uma experiência emocional dolorosa, por alguns motivos:

  1. Ameaça à segurança emocional

Antigamente, quando o casamento era um negócio financeiro, a infidelidade ameaçava a segurança financeira. Mas agora que o casamento é um acordo romântico, a infidelidade ameaça nossa segurança emocional. Afinal, depositamos no parceiro a expectativa de amar e ser amado, e a traição pode ser uma ameaça à essa segurança.

  1. Ameaça à autoestima

Temos o ideal de que nosso parceiro deve preencher uma lista extensa de necessidades: ser o melhor amante, amigo, parceiro, pai ou mãe, confidente, etc. E, ao mesmo tempo, há a expectativa de que sejamos isso para o outro: o escolhido, único, indispensável e insubstituível. E a traição indica que não somos isso, ameaçando a nossa autoestima e a nossa própria identidade.

  1. Falta de suporte e julgamento

Geralmente, quando uma pessoa diz que é traída, a primeira reação dos amigos ou familiares é julgar e incentivar a separação. No entanto, há muitas questões a serem levadas em consideração, que muitas vezes quem está fora do relacionamento não as compreende. Logo, a pessoa pode sentir vergonha de falar sobre a traição pelo julgamento que os outros farão, e não recebem o suporte que seria tão importante nesse momento.

Por que as pessoas traem?

As pessoas traem por diversos motivos. Abaixo, citamos alguns:

  1. Características pessoais

Algumas características pessoais podem aumentar a probabilidade de alguém trair, como pessoas narcisistas ou desprovidas de honestidade. Assim, pode ser irrelevante quão bom parceiro você é ou quanto da sua vida você dedica ao relacionamento, essas pessoas utilizarão a traição como forma de suprir suas necessidades narcisistas.

  1. Histórico

É comum que as pessoas se questionem se quem já traiu uma vez, pode trair de novo. E a resposta é sim! Pesquisas indicam que se o parceiro já traiu uma vez, seja em um relacionamento antigo ou no atual, a chance de trair novamente é maior.

  1. Satisfação com o relacionamento

A insatisfação com o relacionamento também pode levar algumas pessoas a traírem. Pesquisas indicam que as principais causas para as mulheres traírem são a falta de intimidade emocional, a falta de comunicação, o cansaço, traumas ligados a sexo ou abuso e falta de interesse no sexo com o parceiro atual. Em relação aos homens, estão a falta de comunicação, o estresse, a disfunção sexual com o parceiro atual, a falta de intimidade emocional, e a fadiga ou cansaço crônico.

  1. Desejos

Muitas vezes, as pessoas traem pois buscam a satisfação de vários desejos, como o desejo pela novidade, pela autonomia e por resgatar partes perdidas de si mesmo. Quando busca a atenção do outro, nem sempre está virando as costas ao parceiro, mas à pessoa que se tornou. E nem sempre está buscando uma outra pessoa, mas busca uma outra versão de si mesmo. Além disso, uma traição pode ter pouco a ver com sexo, e diz muito sobre o desejo por atenção, por se sentir especial, por ser importante. O próprio desejo de ter o proibido, ou seja, de não poder ter seu amante, pode levar à traição.

Como vimos, uma traição pode ter inúmeros fatores. E se você já traiu, saiba que manter seu caso em segredo por querer continuar com ele, por se sentir culpado ou por não querer magoar o outro, pode piorar a situação. Se você realmente quer dar um jeito na sua vida e consertar o relacionamento, pode ser útil falar a verdade e buscar a ajuda de um profissional especializado.

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Ganhe conhecimento e os coloque em prática em 2021!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Melhore sua saúde mental! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Tenha aprendizados importantes para a sua vida baixando o APP da Ukor!

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Podcast | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Relacionamento | Traição| Infidelidade | Traem

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress