Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Veja 8 dicas da importância de fazer terapia?

cytonn-photography-n95VMLxqM2I-unsplash

Terapia, ou psicoterapia, é uma forma de tratamento que visa amenizar ou eliminar o sofrimento emocional e problemas de saúde mental, bem como desenvolver o potencial humano e o bem-estar como um todo. No Brasil, é um serviço fornecido por profissionais especializados, como psicólogos e em alguns casos psiquiatras, que buscam compreender e analisar informações sobre o contexto histórico, social, cultural e familiar que a pessoa vive, bem como sobre sua vida e as principais dificuldades enfrentadas.

A psicoterapia abrange diversas abordagens e estratégias, e o ponto principal é que o cliente trabalhe em colaboração com o terapeuta, buscando externalizar conteúdos que possam ser elaborados e trabalhados em conjunto.

Pode ser difícil identificar o momento em que você precisa da ajuda de terapia ou um profissional especializado para lidar com seus problemas e/ou outras questões de saúde mental. Mas existem alguns indicativos de que procurar um psicólogo ou psiquiatra pode ser uma boa escolha:

  1. Dificuldade de realizar suas atividades cotidianas

A dificuldade de concentração, de controlar as emoções e de queda de produtividade podem afetar significativamente a realização das suas atividades cotidianas, como seu trabalho e estudos. Todos esses sinais podem indicar que você tem um problema de saúde mental e que precisa de ajuda profissional.

  1. Mudanças no humor

É normal ter variações de humor no nosso dia a dia. Em alguns momentos, você pode se sentir mais ansioso, em outros mais triste, e assim por diante. Mas qualquer mudança significativa de humor, que dure mais de duas semanas, merece atenção especial, ainda mais quando não há uma explicação para isso, como estar em uma semana de provas ou ter perdido um ente querido.

  1. Distúrbios do sono

Se você tem lutado constantemente para dormir ou permanecer dormindo, pode ser que você precise da ajuda de um profissional, já que os distúrbios do sono falam muito sobre a sua saúde mental. E isso é uma via de mão dupla: o seu estado psicológico pode afetar o sono que, por sua vez, afeta negativamente a sua saúde física e mental.

  1. Comprometimento da saúde física

Problemas fisiológicos e dores, como dores de cabeça, de estômago e musculares, podem indicar um problema de saúde mental. Claro que é importante consultar um médico especialista se você tiver algum desses problemas, mas vale a pena buscar também um profissional da saúde mental caso seja indicado.

  1. Mudanças de peso

Ansiedade e depressão são exemplos de distúrbios mentais que podem fazer com que algumas pessoas comam em excesso, ou mesmo deixem de comer por falta de apetite. Não ignore as mudanças do seu peso e apetite, podem ser outros sinais físicos de que você precisa de um psicólogo.

  1. Estados internos negativos

Pensamentos negativos, emoções desconfortáveis e comportamentos autodestrutivos podem ser muito prejudiciais, podendo sinalizar a presença de problemas de saúde mental. Assim, se você tem pensamentos insistentes, emoções negativas excessivas e prolongadas e comportamentos como dormir ou comer demais, pode ser o momento de buscar ajuda.

  1. Comprometimento dos relacionamentos

Seus relacionamentos pessoais e profissionais podem ser comprometidos, com diversos conflitos e desentendimentos quando você não está bem consigo mesmo. Se você notar que não tem mais tanta paciência como antes e que procura evitar ou isolar-se dos seus amigos e familiares, busque ajuda antes que tudo vá por água abaixo!

  1. Autoconhecimento

Além de buscar terapia para resolver problemas de saúde mental, essa é uma ótima estratégia para quem busca o autoconhecimento, podendo aprimorar as habilidades já existentes e desenvolver outras que podem ser importantíssimas para garantir o bem-estar e o senso de realização em sua vida.

É importante ressaltar que procurar a ajuda de um psicólogo ou um psiquiatra não é sinal de fraqueza nem de “loucura”. Pelo contrário, é preciso ter muita maturidade e força para admitir que você precisa de ajuda, e que está em constante busca da sua melhor versão!

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

Entenda melhor as suas emoções e seja uma pessoa melhor em 2021!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Melhore sua saúde mental! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Veja a importância da terapia baixando o APP da Ukor!

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Podcast | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Relacionamento | História de Vida | Produtividade | Terapia

Referência:

Morin, A. 7 Signs You Should Talk to a Therapist. <https://www.psychologytoday.com/us/blog/what-mentally-strong-people-dont-do/202009/7-signs-you-should-talk-therapist>.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress