Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

Veja como nutrir sua mente e o corpo com exercícios físicos

Vejacomonutrirsuamenteeocorpocomexerciciosfisicos

Os benefícios que os exercícios físicos proporcionam para a saúde do corpo já é conhecida e amplamente divulgada para motivar e atrair as pessoas para praticarem as atividades.

Porém, praticar atividades físicas vão muito além dessas vantagens. Existem estudos que comprovam que essas práticas ajudam a melhorar a saúde mental, combatendo transtornos de ansiedade e depressão.

Quais os principais benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental?

Citamos brevemente lá em cima, mas a atividade física é capaz de combater a ansiedade e depressão, pela capacidade dos exercícios afetarem até os hormônios que são liberados em quem prática.

Ao praticar exercícios físicos, o cérebro começa a aumentar a produção e liberação de importantes hormônios capazes de combater esses dois transtornos.

Entre eles estão a serotonina (o hormônio da felicidade), a endorfina (o hormônio do bem-estar), e a oxitocina (o hormônio do prazer). Esses três neurotransmissores tem um papel importante na redução de sintomas de ansiedade e estresse.

Mas, além desses, quais outros benefícios praticar atividades físicas pode trazer para a minha saúde mental?

Reduzem drasticamente fatores de risco para AVC

Exercícios físicos melhoram o funcionamento cerebral, elevando a circulação sanguínea e a liberação de hormônios benéficos para o funcionamento do organismo.

Aumentando a circulação, existe um aumento de oxigenação no cérebro e ajuda a queimar toxinas e neurotransmissores ligados ao estresse e ansiedade.

Dessa maneira, mesmo quando se está em repouso, o corpo continua com uma boa pressão sanguínea, mantendo os efeitos positivos para o cérebro.

Reduz as chances para desenvolvimento de demências

Com um cérebro a todo funcionamento saudável, as probabilidades de se desenvolver doenças relacionadas a demência, como o Alzheimer começam a decair.

Isso porque, as atividades físicas ajudam a combater doenças que são fatores de risco para a demência, tal como diabetes e o AVC citado logo acima.

Melhora a capacidade cognitiva e motora

Quem pratica exercícios físicos com regularidade, desenvolve uma melhora em capacidades motoras, motivadas pelas atividades propriamente ditas.

Além do mais, com a crescente redução dos sintomas de estresse e ansiedade/depressão, as partes cognitivas como a memória e concentração começam a ficar mais desenvolvidas e treinadas.

Aumenta a produtividade e a autoestima

Com os exercícios físicos, todos os hormônios “positivos” acabam sendo liberados em maior quantidade, que conseguem combater os responsáveis pelo estresse e ansiedade.

Combatendo esses dois problemas, é possível melhorar a produtividade no cotidiano. Isso porque além da melhora mental, as atividades dão mais energia e disposição para o corpo.

A autoestima também é positivamente afetada pela prática dos exercícios, afinal os neurotransmissores “do bem” estão proporcionando essa sensação de bem estar e felicidade.

Estimula a neuroplasticidade

Pode parecer um termo super complicado, mas neuroplasticidade é a capacidade do cérebro aumentar a reprodução de neurônios, estimulando mais sinapses – ou seja, mais atividade cerebral.

Isso é fundamental para manter uma boa saúde mental, afinal esse fator é um ponto chave no combate das doenças que citamos acima, como a demência.

Além do mais, esse fator aqui é estritamente necessário para se conseguir manter todos os outros benefícios que citamos anteriormente.

Portanto, os exercícios físicos não são apenas para emagrecer ou cuidar do físico.

Eles são fundamentais no cuidado com a saúde mental e na prevenção e combate de transtornos tão comuns nos dias atuais, tais como a ansiedade e depressão.

Portanto, pratique a atividade física que você realmente goste, seguindo todas as orientações e conhecendo as suas necessidades e limites. O seu corpo e mente só ganham com esse hábito.

Compartilhe o nosso conteúdo nas suas redes sociais e ajude um amigo a descobrir os benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress