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Você sabe identificar e regular suas emoções?

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O que torna algumas pessoas mais bem-sucedidas em algumas situações do que outras é a capacidade de regular suas emoções. No entanto, antes de prosseguirmos, vamos primeiramente definir o que é emoção.

Você já se deparou com uma pessoa exaltada em uma fila de banco, reclamando, gritando e fazendo o famoso “barraco”? Em contrapartida, notou pessoas aparentemente calmas, aguardando a sua vez? Ou já ouviu alguém fazendo uma reclamação no telefone, enfurecido e aos berros, tentando cancelar um pedido? E outra fazendo a mesma coisa, mas conversando de forma firme e assertiva com o atendente? Certamente outras situações semelhantes vieram à sua mente, mas o que difere essas pessoas? Por que elas reagem de formas diferentes?

Emoção é uma resposta apresentada quando passamos por diversas situações da vida. São elas que nos permitem vivenciar inteiramente nossa existência, bem como responder de forma adaptativa ao ambiente que nos cerca. Elas podem ser positivas, como a alegria e o amor, ou negativas, como o medo, a raiva, a culpa e a vergonha. As emoções são importantes para a nossa sobrevivência, por exemplo, quando um cachorro grande vem correndo em nossa direção na rua, nos sentimos ameaçados, e o medo nos prepara para agir. Percebemos mudanças fisiológicas (hiperventilação e tensão muscular), cognitivas (apreensão e pensamentos estratégicos) e comportamentais (correr, lutar ou congelar).

E o que é a regulação emocional?

A regulação emocional é a capacidade de identificar, compreender e modular nossas emoções. É importante ressaltar que não se trata de evitar ou eliminar a emoção, mas de um novo entendimento sobre como reagir a elas, e continuar a funcionar apesar delas. Por exemplo, todos nós sentimos ansiedade quando enfrentamos uma entrevista de emprego, o que é totalmente compreensível, afinal, estamos passando por uma avaliação. No entanto, se não soubermos compreender e modular nossa ansiedade, podemos perder a concentração, dizer coisas inadequadas e mesmo ter um “branco”. Logo, percebemos que o problema não é sentir ansiedade, mas sentir ansiedade e não saber modular essa emoção adequadamente.

Por que devemos aprender a regular nossas emoções?

Espera-se que as pessoas sejam capazes de regular suas emoções, especialmente as negativas, de forma socialmente aceitável. Quando não conseguem gerenciar suas emoções, as pessoas costumam dizer ou fazer coisas que se arrependem e geram prejuízos, como conflitos nos relacionamentos, sofrimento desnecessário, e perda de oportunidades, entre outras. Assim, a regulação de emoções é importante para que possamos agir de forma adequada, tomar decisões assertivas e preservar nossos relacionamentos.

Como regular nossas emoções?

Aprendemos a regular nossas emoções no decorrer da nossa vida. No entanto, podemos desenvolver e aprimorar essa habilidade, por meio dos passos abaixo:

  1. Identifique a emoção

Muitas pessoas têm dificuldade em identificar a emoção que estão sentindo. Seria raiva ou ciúme?  Vergonha ou culpa? Assim, identificar e nomear o que estamos sentindo é o primeiro passo para que possamos aprender a lidar com elas.

  • Aceite a emoção

Tentar evitar ou eliminar a emoção não resolverá o problema. Pelo contrário, isso poderá aumentar a sua intensidade e fazer com que você se sinta culpado quando não conseguir eliminá-la. Por exemplo, pense em uma situação em que você estava com raiva, e alguém disse “você não precisa ficar nervoso”. Como você se sentiu? Isso o ajudou a lidar com a raiva? Pois bem, é mais fácil identificar e aceitar que essa emoção está presente.

  • Respire fundo

Quando as emoções saem do controle, acabamos respirando de forma inadequada, hiperventilando o nosso corpo e deixando-o ainda mais estressado. Assim, para reduzir o estresse do corpo e da mente, inspire em 4 segundos, e expire em 6 segundos. Faça esse ciclo no mínimo 10 vezes, e permita-se relaxar.

  • Pense em como responder

Após identificar e aceitar a emoção e respirar profundamente, é hora de pensar em responder, ao invés de reagir. Assim, quando estiver pronto, pense em como você pode resolver a situação. Por exemplo, se é uma entrevista de emprego e você está se sentindo ansioso, faça o exercício de respiração algumas vezes, e elabore e treine suas respostas para se sentir melhor preparado.

Lembre-se que não precisamos reprimir ou eliminar nossas emoções. Elas fazem parte da nossa experiência humana. O importante é aprendermos a lidar com elas, regulando-as quando preciso. Saiba que você tem muito a ganhar com essa prática, tanto na sua vida pessoal quanto profissional!

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