Dormir pouco ou o tempo insuficiente para o corpo, pode ser um gatilho para a inflamação surgir. Quando uma inflamação se apresenta em nosso corpo, nosso sistema imunológico ativa os glóbulos brancos que liberam ocitocina e moléculas inflamatórias, que irão combater os sistemas nocivos. A resposta rápida e temporária é um mecanismo eficaz de defesa para a sobrevivência humana. Porém, quando a inflamação se prolonga tornando-se crônica pode contribuir para o desenvolvimento de doenças tais como: diabetes, derrame, câncer e alzheimer.
Volte a dormir bem em 30 dias!
Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:
Inflamação Crônica
A inflamação crônica pode persistir por meses ou até anos e ela pode resultar de diversos fatores: produtos químicos e ambientais, lesões, arranhões, picadas de inseto, germes, bactérias, vírus, fungos ou radiação.
Algumas inflamações estão associadas a doenças que podem levar à morte. São elas: doenças auto-imunes, artrite, reumatóide, doenças cardiorrespiratórias, pressão alta, doenças cardíacas, distúrbios gástricos intestinais, doenças pulmonares, doenças mentais, depressão, doenças metabólicas, diabetes, doenças neurodegenerativas, e alguns tipos de câncer.
Fatores ambientais também podem contribuir para a inflamação crônica. O ambiente pode desempenhar um papel positivo ou negativo na inflamação.
Fatores negativos:
Produtos químicos ambientais podem alterar as moléculas causando inflamações. Mudanças sociais, culturais , estresse e sono interrompido podem influenciar negativamente o sistema imunológico. Obesidade pode levar a inflamação.
Fatores Positivos:
Nutrição, uma alimentação rica em grãos pode auxiliar o sistema imunológico. Atividade física libera proteínas que ajudam no combate a inflamação.
A falta de sono é um fator que pode deixar nosso corpo inflamado, quando dormimos os vasos sanguíneos relaxam fazendo com que a pressão diminua. O sono desregulado faz com que a pressão arterial não diminua de maneira correta, as células das paredes dos vasos sanguíneos começam a agir produzindo a inflamação, ou seja, elas produzem uma inflamação desnecessária no corpo.
Privação de sono X Inflamação
Estudos norte-americanos revelam que a privação de sono em adultos saudáveis pode aumentar a produção de células imunes, ligadas à inflamação. A falta de sono causa interferência no sistema de limpeza do cérebro. Essa limpeza ocorre quando estamos dormindo profundamente, quando deixamos de dormir corretamente esta limpeza é interrompida e acontece o acúmulo de líquido cefalorraquidiano, que é uma proteína beta amiloide. O acúmulo deste fluido prejudica o sono tornando cada vez mais difícil dormir, reter e manter ativa as memórias.
Estudos também mostram que distúrbios do sono, seja por sua fragmentação ou baixa qualidade, podem aumentar os processos inflamatórios e de endurecimento das artérias.
A arteriosclerose é uma das principais vias que podem causar desordens no sono. Esta via controla a regulação positiva dos glóbulos brancos associados a inflamação. Pessoas com distúrbio do sono apresentam altos índices de glóbulos brancos no organismo. A falta de sono pode causar ainda mais problemas em crianças menores de 4 anos, que ainda não possuem o sistema imunológico maduro. O desequilíbrio pode causar desregulação no sistema imunológico das crianças.
9 formas para combater a falta de sono e aumentar a imunidade
1.Fique longe dos aparelhos eletrônicos à noite. O excesso de iluminação provocado pelas luzes dos aparelhos eletrônicos confunde o nosso cérebro, que não percebe a noite.
2. Pratique atividades relaxantes à noite. Evite agitação ou estresse durante o período da noite treine seu corpo para o momento de relaxar, será mais fácil dormir se você ensinar isto ao seu corpo.
3. Não force seu corpo para dormir. É essencial Que sua mente esteja relaxada, o ato de dormir não deve ser estressante.
4. Prepare seu corpo para a hora do sono.
5. Não tome café a noite pois o café tem um efeito estimulante, que pode não prejudicar o sono de todas as pessoas, mas que pode estar prejudicando seu sono.
6. Evite o consumo de café entre 7 e 8 horas antes do seu horário de dormir, você também pode trocar o consumo de café por chás que tenham propriedades relaxantes.
7. Crie uma rotina: a falta de rotina pode aumentar nossa ansiedade e desregular a rotina do sono.
8. Busque seguir um horário para dormir e acordar. Acostume seu corpo com a rotina.
9. Crie o hábito de dormir bem, faça atividades físicas; atividades físicas tendem a trazer bem- estar para o corpo e também para a mente.
Encontre uma atividade física que vai auxiliar seu corpo a relaxar, diminuindo a ansiedade e induzindo o sono. Mude seus hábitos para ter mais qualidade de vida, é necessário mudar os hábitos, buscar por formas mais saudáveis de viver. Procure relaxar antes de dormir, ouça uma boa música, converse, leia bons livros.
Lembre – se que uma boa noite de sono é reparadora e alivia sua mente, com a mente aliviada as soluções para os problemas do dia a dia fluem melhor.