Ukor

Nosso Blog

Saciedade: como identificar e algumas dicas para conseguir respeitá-la.

photo147814459210325e218a04891
Enquanto a fome costuma ser mais fácil de identificar (se quiser saber mais leia nosso texto sobre fome), muitas pessoas têm dificuldade em perceber o momento que estão saciadas. A saciedade sinaliza de que as necessidades de energia do corpo foram supridas e, portanto, a refeição pode ser finalizada. Ambos sinais são fundamentais e, quando respeitados, levam o corpo a um estado de equilíbrio e saúde. Isso em condições ideais, mas infelizmente hoje muitas pessoas não conseguem reconhecer ou respeitar sua saciedade, comendo de modo exagerado – o que pode levar ao ganho de peso e até mesmo à obesidade. Logo, é fácil perceber que a saciedade é peça-chave para a nossa saúde. Será que você consegue reconhecer a sua?

Como você sente a saciedade?

Nosso corpo é sábio, ele sabe exatamente a quantidade de comida de que necessita para viver com saúde e equilíbrio. Em condições normais ninguém precisa falar para um bebê o quanto ele precisa comer para crescer. Ele sabe regular muito bem o momento de comer e o momento de parar. Porém, à medida que crescem, algumas pessoas perdem essa regulação e “desaprendem” o ponto certo em que poderia parar de comer –  seja pela prática de dietas no decorrer da vida, seja por conta dos alimentos muito saborosos desenvolvidos pela indústria alimentícia que são difíceis de parar de comer, ou seja até mesmo pelas regras impostas às crianças pelos pais ou responsáveis, como: “só pode levantar da mesa se comer tudo”, “se não comer tudo não ganha sobremesa”…

É importante deixar claro que não existe um único modo de sentir a saciedade, cada pessoa pode sentir de um modo diferente. E, assim como qualquer outra atividade na nossa vida, conseguir dominar uma habilidade requer muita prática que algumas vezes serão bem sucedidas, outras nem tanto. Apenas entenda o que pode ser melhorado e tente colocar em prática na refeição seguinte.

Dicas para identificar a saciedade:

1- Não inicie a refeição com uma fome muito grande. Quando estamos muito famintos, nossos instintos de sobrevivência afloram e a chance de exagerar aumenta exponencialmente. Por isso ficar atento e iniciar a refeição com uma fome moderada é fundamental para conseguir apreciar e comer de modo tranquilo.

2 – Você gosta de comer? Então coma! Reserve o momento da refeição para fazer o que você realmente gosta. Desligue a TV, o celular, o computador ou qualquer outra distração. Alguns estudos verificaram que os participantes chegam a comer de 20 a 50% mais quando estão fazendo alguma outra atividade enquanto comem;

3 – Saboreie intensamente! Aprecie cada mordida ou garfada com todos os seus aromas, texturas e sabores. O que aquele alimento tem de especial? O que lhe agrada? Quanto mais contato com o alimento temos durante o momento do comer, mais fácil será perceber o momento em que atingimos a saciedade;

4 – Pare na metade do prato e se questione: se eu tivesse que me servir mais comida  agora, eu o faria? Fazer essa pergunta faz com que você se conecte com seu corpo e perceba se ainda há necessidade de continuar comendo.

5 – Se achar que está saciado mas ainda tiver dúvidas, pare durante cerca de 15 minutos,  vá fazer alguma outra atividade e, se continuar com fome, volte e coma mais. Se depois desse tempo achar que a refeição foi suficiente, reserve o restante para comer em outro horário.

6 – Está ansioso, triste, nervoso…? Cuidado! Nossas emoções interferem diretamente em como entendemos e julgamos nossos sinais internos. Entenda como está se sentindo antes de iniciar a refeição.

Atenção, quando a comida é muito saborosa, especial e ou até mesmo quando estamos em algum evento social ou fase emocional mais complicada é normal saber que estamos saciados e mesmo assim continuar comendo. Não se julgue, apenas entenda o que está acontecendo!

Adotar alguma estratégia, como a alimentação intuitiva, pode ser uma ótima saída para conseguir respeitar as necessidades do seu corpo, sem exageros. Conseguiu compreender melhor como funciona a saciedade? Saiba que é plenamente possível comer aquilo que você mais ama sem colocar em risco sua saúde. Basta respeitar seu corpo, entendo sua saciedade para não comer em excesso.  Estamos aqui para ajudá-lo(a)!

Acompanhe nossa página do Facebook e veja mais materiais como esse!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress