O que são termogênicos?
Por definição, alimentos termogênicos são aqueles que têm a capacidade de aumentar o gasto energético por meio do aumento da produção de calor.
Para entender, o nosso corpo gasta energia de diversas formas, dentre elas a produção de calor seria o modo mais simples de gastar sem a necessidade de esforço físico.
A indústria farmacêutica e de suplementos, sabendo da vontade de todos de emagrecer sem se mexer, tem gastado milhões e milhões de dólares na busca ou invenção de algo que tenha essa capacidade.
Porém, aqui encontramos uma questão importante com relação aos termogênicos que é, se ele tiver a capacidade de aumentar a produção de calor, isso pode trazer prejuízos a saúde uma vez que, se o aumento for significativo, pode induzir a um estado febril e perigoso.
De fato, houve um medicamento comercializado no início do século passado que era capaz de aumentar a termogênese e emagrecer, porém ele foi proibido após casos de hospitalização e até morte.
Com a evolução da ciência da nutrição, foi descoberto que alguns alimentos podem aumentar a termogênese, mas de modo muito sutil.
Dentre eles destacam-se as pimentas e o chá-verde.
Além disso, os estudos mostram que o corpo tende a adaptar esse gasto aumentado com o tempo, diminuindo ou anulando seu efeito no emagrecimento.
O emagrecimento é um processo complexo que não depende apenas do quanto gastamos de energia, mas também do que a pessoa consome de energia em um dia.
A menos que o aumento seja significativo, o emagrecimento não ocorre.
Ou seja, o fato de um alimento ser termogênico não significa que ele emagrece!
Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.