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Inteligência Emocional: o que é e como desenvolvê-la

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“Inteligência Emocional” é uma habilidade que tem sido cada vez mais requisitada, tanto no contexto pessoal quanto no profissional. Diversas empresas têm buscado colaboradores com essa habilidade, sendo um dos pré-requisitos para contratação, e mesmo investindo em seus colaboradores internos para o desenvolvimento desta. Isso porque a inteligência emocional tem sido associada à outras habilidades, como trabalho em equipe, flexibilidade e criatividade. E, além do contexto profissional, pessoas emocionalmente inteligentes geralmente têm melhores relacionamentos em sua vida pessoal, seja com amigos, familiares, parceiros, etc.

Mas afinal, o que é inteligência emocional?

Inteligência emocional refere-se à habilidade de identificar e controlar suas próprias emoções, bem como a de outras pessoas. Geralmente, a inteligência emocional inclui três habilidades: a consciência emocional, que é a capacidade de identificar e nomear as próprias emoções; a habilidade de administrar essas emoções e aplicá-las a tarefas relevantes, como na resolução de problemas; e, por fim, a capacidade de gerenciar essas emoções, que inclui regular as próprias emoções quando necessário e ajudar os outros a fazer o mesmo. 

Uma pessoa emocionalmente inteligente é altamente consciente de seus estados emocionais, e sabe identificá-los e manejá-los de uma maneira adequada e funcional. Por exemplo, pessoas emocionalmente inteligentes sabem que a raiva pode provocar ações impulsivas e, portanto, optam por não tomarem decisões importantes quando estão com raiva. Essas pessoas também são sensíveis com as emoções que os outros experimentam. Por exemplo, sabem identificar quando as pessoas estão tristes e manejar essa situação de acordo com as necessidades de cada um, deixando-as sozinhas ou conversando e oferecendo um “ombro amigo”. É notável como a sensibilidade às emoções dos outros podem nos tornar um amigo (a), filho (a), líder, ou parceiro (a) melhor. E o melhor de tudo é que essa habilidade pode ser aprimorada!

Como ser emocionalmente inteligente?

Aprenda a identificar suas emoções

O que você pensa ou faz quando está triste? Com raiva? Feliz? Frustrado? É importante nesse processo notar os padrões de pensamentos e ações relacionados à cada emoção, já que estes estão intimamente conectados. Uma vez que notamos essa conexão, podemos identificar e nomear nossas emoções, tomando atitudes com base nisso.

Controle suas emoções

Partindo do pressuposto de que você já saiba identificar e nomear suas emoções, agora é hora de lidar com elas de uma forma funcional. Por exemplo, se você está com raiva, qual a melhor forma de lidar com ela? Geralmente, devemos evitar tomar decisões importantes e nos focar em uma forma de controlá-la. Descubra quais coisas ou ações podem ser úteis para te acalmar, como praticar uma atividade física, meditar, ou conversar com um amigo, entre outras coisas.

Seja empático!

Empatia significa ver o mundo com os olhos do outro. Reconhecer suas emoções e saber lidar com elas é extremamente útil para melhorarmos nossos relacionamentos. Se você tem dificuldade em reconhecer as emoções do outro, pergunte! Por exemplo, você pode perguntar ao seu parceiro (a) a forma como ele (a) age e se comporta quando está com raiva, e como ele (a) gostaria que você agisse diante dessas situações. Isso pode evitar muitos conflitos e frustrações, como “eu estava triste e você não fez nada” ou “eu estava com raiva e você ficou me provocando”.

Inteligência emocional é a base das nossas ações e interações. Invista!

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