Ukor

| [email protected]

Nosso Blog

O que é Jet lag

jet lag

A mudança brusca de horário, provocada pelos diferentes fusos horários ao redor do planeta, provoca problemas de adaptação dos viajantes. A esta sensação de cansaço durante a viagem damos o nome de Jet lag.

O termo médico utilizado para definir o problema é ” Dissincronose”, ou uma descompensação, ou ainda um desajuste em nosso relógio biológico, devido ao impacto provocado pela mudança repentina de horário.

Causas do Jet Leg

Nosso corpo é regido pelo ciclo circadiano, que é o ritmo no qual se baseia nosso corpo pela claridade e escuridão produzidos em nosso organismo pelo ambiente que estamos inseridos. 

Exemplo: quando recebemos pouca incidência de luz, nosso cérebro produz a melatonina, um hormônio com papel crucial na preparação de nosso corpo para o ciclo do sono.

A melatonina retém insulina, que é responsável pela distribuição de glicose, uma fonte de energia para nosso corpo. Portanto a confusão nos horários gera uma liberação descoordenada de insulina no organismo,  provocando uma série de distúrbios.

 

 

Os principais sintomas do Jet lag

Irritabilidade:

Provocada muitas vezes pelo longo horário dos vôos.

Cansaço:

A desregulação no sono provoca cansaço.

Insônia:

Provocada pela mudança na secreção de melatonina.

Dores de cabeça:

Causadas pelo estresse no voo.

Falhas de memória e perda de apetite:

em virtude do ambiente de voo.

Indigestão

Causadas pelo excesso ou também pela falta de alimentação.

Variações de humor, náuseas e vômitos

Falta de adaptação do organismo ao novo ambiente.

Dor no corpo:

Longas horas na mesma posição.

 

Estudos apontam que 40% da população com até 40 anos, afirma já ter sentido algum destes sintomas após longas viagens.

Como evitar o Jet lag

Acostume seu organismo 

Tente dormir mais cedo durante alguns dias antes da viagem, caso seu destino possua um fuso horário mais tarde, durma um pouco mais tarde para que seu organismo vá se acostumando a  nova mudança de horário.

Converse com seu médico 

Marque uma consulta ou um horário com seu médico, informe sobre o seu destino e quais as formas possíveis de medicamentos são indicados para que você se sinta bem durante a viagem.

Cuide do ambiente de dormir

Mantenha seu quarto escuro durante todo o período do sono.

Observe seu corpo 

Cada pessoa possui uma forma de reação com o estresse causado pelas longas viagens, procure conhecer como seu organismo reage a mudanças bruscas, isso contribui para que você consiga readaptar novamente seu organismo sem grandes sofrimentos.

Faça refeições de acordo com o horário de seu destino 

Nosso cérebro funciona por repetição, não custa nada ajudá-lo, por isso, regule seu relógio para o horário de seu destino alguns dias antes. Faça as refeições pelo horário de seu destino.

Evite álcool e café 

Pode parecer um bom aliado em um primeiro momento, mas o café e o álcool atrapalha o sono

Hidrate-se 

Beba bastante água. A hidratação auxilia no controle da pressão arterial. Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes em excesso.

Coma saudável 

Escolha uma dieta leve, de preferência frutas e legumes.

Escolha uma conexão com uma parada longa antes de chegar ao seu destino 

Você pode programar esta parada para ter um tempo livre ou descansar caso não consiga dormir durante o voo, pode aproveitar também para fazer um passeio para se manter ativo o suficiente durante a viagem.

Vá devagar no primeiro dia 

Programe sua viagem para que você consiga relaxar no primeiro dia. Durma um pouco antes de sair para conhecer a cidade ou realizar seus compromissos.

Curiosidades do Jet Lag

  • Estudos apontam que é preciso um dia para o corpo se adaptar a cada uma hora de deslocamento.
  • Crianças tendem a sofrer mais com os efeitos do jet lag que os adultos.
  • Estima-se que duas horas já são suficientes para causar o jet leg.
  •  Viagens para o leste são mais cansativas que para o oeste, ou seja,  isso acontece porque você perde horas ao invés de ganhar, dando a sensação que o dia possui menos horas que o necessário.

 

Uma viagem longa será sempre cansativa, mesmo seguindo dicas, por isso é importante programar bem sua viagem. Entenda e respeite seus limites, sua viagem será muito mais produtiva caso esteja mais descansado. Em caso de cansaço extremo – descanse, lembre – se do motivo de sua viagem, ninguém viaja para ficar em uma emergência médica por fadiga .

Aproveite bem sua viagem, mas não cometa excessos, nosso corpo possui um limite, para que você aproveite de forma plena é preciso ter responsabilidade com você e seu corpo.

Você não precisa conhecer a cidade inteira de uma única vez, programe – se para conhecer lugares interessantes e diferentes, escolha sempre passeios mais leves e tranquilos. Se é sua primeira viagem, pesquise bastante sobre o lugar, a comida, o fuso horário, no mais aproveite cada momento de sua viagem. Viajar é bom demais, com os cuidados necessários torna – se ainda mais emocionante.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress