Frutas e legumes são alimentos essenciais para o nosso corpo e sua saúde. Eles são as principais fontes de vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes são responsáveis por combater diversas doenças: diabetes, colesterol, anemia e até podem prevenir o aparecimento do câncer.
E, essas substancias nutritivas estão presentes em maior quantidade, apenas nas frutas e legumes.
Mas, na dieta da maioria das pessoas, frutas e legumes são presentes
Apesar de ser amplamente divulgado seus diversos benefícios e sua importância para a nossa alimentação, muitas pessoas não as incluem na dieta.
Pensando em compreender o motivo, separamos uma lista dos principais motivos que levam as pessoas a não consumirem frutas e legumes. Confira:
1 – O sabor não é atrativo
Perto de comidas industrializadas, cheias de corantes e químicas para realçar o sabor, as frutas e legumes realmente não têm como competir. Porém, muitas vezes é apenas a falta de costume e dificuldade de abrir mão dos maus hábitos que impedem as pessoas de consumir mais desses alimentos.
Realmente existe aquela fruta que não gostamos, ou aquele legume que só de sentir o cheiro já causa enjoo. Mas, com toda certeza existe alguma fruta e legume que você adore comer! Basta começar a incluir aos poucos no seu cardápio.
2 – Falta de tempo para preparo
As frutas são mais simples de serem consumidas, pois não precisam de preparo, basta lavar e comer. Com os legumes, a história já é um pouco diferente: eles precisam ser preparados, pois em sua maioria não pode ser consumido cru.
Se realmente lhe falta tempo durante a semana para preparar alguma receita, opte por ingerir aqueles que não precisam ser cozidos. Cenouras, ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes, é um dos legumes que pode ser ingerido cru, em uma salada ou até mesmo sozinha.
Beterraba, rica em cálcio, vitaminas e minerais, também é uma ótima opção para ser consumida crua, em saladas.
3 – Desconhecimento de receitas
Outro motivo que diminui o consumo de frutas e legumes é a falta de conhecimento em receitas das quais esses alimentos podem ser inclusos. As frutas podem ser amplamente consumidas em vitaminas e saladas de frutas. Para fazer ambas, basta selecionar aquelas frutas que você mais gosta e consumir.
Já os legumes possuem infinitas receitas que permitem seu amplo consumo: em tortas, combinadas com carnes, em receitas individuais. Opção para consumir é o que não falta. Que tal no almoço do final de semana, m peixe assado com legumes? É uma receita infalível e recheada com nutrientes benéficos para o corpo.
Não existe desculpa para não incluir esses alimentos no seu cardápio
Como abordado no artigo, sempre teremos aquela fruta ou legume que simplesmente não gostamos. Mas, ambos possuem uma extensa variedade de tipos, gostos e formas. E com toda certeza, de alguma você gosta.
O importante é entender o quanto esses alimentos são essenciais para a nossa saúde e nutrição. Adequar nas refeições esses alimentos é fundamental, principalmente para quem deseja ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.
O ideal é consumi-las da maneira mais natural possível. No caso das frutas, opte por comer sempre sem adição de açúcar ou o famoso leite condensado. No caso dos legumes, o ideal é comer sempre cozidos, pois assim não perdem tanto de seu valor nutricional.
Fique por dentro de mais dicas importantes para a sua saúde! Curta e acompanhe a nossa página no Facebok.