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Pequenos movimentos diários podem mudar sua vida

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Quando se fala em atividades físicas, muitas pessoas logo associam a imagem de academias e exercícios, como as corridas, por exemplo. Mas os pequenos movimentos diários, que são executados sem nem ao menos percebemos, já são uma pratica benéfica.

Muitas vezes simples hábitos que nos tiram da ociosidade e trazem o movimento do corpo, já são positivos e conseguem trazer benefícios a nossa saúde.

Quais são os benefícios dos pequenos movimentos diários para o nosso corpo?

Confira alguns pontos de melhora que as práticas oferecem:

  1. Regula o funcionamento cardio-vascular e respiratório: Quando nos movimentamos, nosso sistema circulatório e de respiração é imediatamente acelerado. Dessa maneira, o corpo começa a circular mais sangue e oxigênio pelos músculos e também cérebro.
  2. Estimula a liberação de hormônios benéficos: Com toda a certeza você já ouviu falar de serotonina, endorfina e ocitocina. Esses três neurotransmissores são responsáveis pela sensação de prazer, felicidade e também no controle de processos inflamatórios e diminuição de dores. Quando nos movimentamos, esses hormônios são liberados em maiores quantidades, o que melhora a nossa capacidade cognitiva e motora, aumentando desde a produtividade no trabalho, até a qualidade do sono.
  3. Combate transtornos mentais: Os exercícios físicos, mesmo os executados nos pequenos movimentos diários, ajudam a reduzir os sintomas causados pela depressão e ansiedade. Isso porque, os hormônios que citamos no tópico anterior, são responsáveis pelo combate a essas doenças. Além do mais, se movimentar estimula o corpo a não focar e ficar preso nos sintomas que são causados por essas doenças.
  4. Melhora a qualidade de vida: Ao se movimentar com mais frequência, logo se percebe mais disposição e vontade para executar as tarefas do cotidiano. O aumento da vitalidade leva a mais qualidade de vida e menos propensão ao aparecimento de dores crônicas e mentais.

Confira algumas dicas de movimentos que podem ser facilmente adotados como hábitos na sua rotina.

1 – Substituir o elevador pela escada

É muito frequente encontrar pessoas que pegam o elevador para subir 1 ou 2 andares. Fazer uma mudança nesse hábito já agrega um exercício para o corpo. Subir e descer escadas, todos os dias, exercita os músculos da perna (principalmente) e estimula o sistema cardio-respiratório.

2 – Levantar mais vezes para pegar água, ou um café, durante o dia de trabalho

Não é difícil ouvir relatos de pessoas que não levantam no trabalho, nem para ir ao banheiro, pois precisam entregar algo. Só o fato de se levantar para ir ao banheiro ou pegar uma água já é considerável para o corpo, pois estimula a circulação sanguínea, traz mais oxigenação e pode até ajudar a entregar sua produção mais rápido.

3 – Ir de bicicleta para o trabalho

Se você mora perto do seu serviço, ou o caminho possui uma ciclovia, que tal aproveitar e deixar o carro em casa? É menos poluição sendo jogada no ar e você ainda se exercita antes de ir para o trabalho, melhorando a disposição para o dia.

4 – Descer um ponto antes do seu local de destino

Se você for de ônibus ou metro — e até mesmo carro — experimente descer/parar sempre antes do local. Dessa maneira você já faz uma caminhada e se exercita. Que tal?

Para se ter saúde, é preciso começar com pequenas mudanças de hábitos

Um corpo em movimento é um corpo saudável. Toda grande mudança começa com pequenas alterações de atitudes e hábitos, como trocar o carro pela caminhada e o elevador pela escada.

Essas mudanças de ares vão te motivar a buscar mais estilos de vidas ativos. Portanto, busque praticar também atividades físicas que você realmente goste e sinta prazer. Não tente mudar sua rotina do dia para noite. Comece aos poucos, vagarosamente e observe, principalmente, a melhora que essas atitudes trazem para a sua saúde.

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