Ukor

Nosso Blog

Por que existe o sonho? 4 teorias que explicam melhor

Porque existe o sonho?

O sono é de extrema importância para regulação de várias funções do organismo, como consolidação de memórias, produção de hormônios, regulação do metabolismo e da pressão arterial, entre outras. No entanto, pouco se sabe sobre a função dos sonhos, existindo vários mitos e lendas relacionados a isso.

Quando estamos em vigília, temos pensamentos lógicos e que fazem total sentido. Quando adormecemos, o cérebro continua ativo, mas temos uma série de pensamentos que fazem pouco ou nenhum sentido, nos deixando muitas vezes confusos. Isso pode acontecer porque são os centros cerebrais responsáveis pelas emoções que acionam os sonhos, e não as regiões mais lógicas.

Embora não exista muita concordância entre os cientistas, os sonhos geralmente são pensamentos da própria vida da pessoa, baseados em suas atividades, conversas recentes, preocupações ou outros problemas com a vida. No entanto, existem algumas teorias que tentam explicar o papel e o sentido dele.

Para Freud

Freud foi um psiquiatra fundador da psicanálise. Dedicou grande parte da sua vida ao estudo do papel dos sonhos, lançando inclusive o livro “A interpretação dos sonhos” em 1900. Freud defendia que o sonho era o caminho para o conhecimento do inconsciente, isto é, os sonhos apontavam desejos e sentimentos ocultos ao nosso consciente. Segundo essa teoria, teríamos acesso apenas ao conteúdo manifesto (o que é lembrado de um sonho), e que, na verdade, reorganiza e mascara o conteúdo latente, que seriam os desejos reprimidos e guardados no inconsciente. Ou seja, o sonho manifesto utiliza vários símbolos e imagens incomuns para esconder o conteúdo latente, que poderia ser traumático para a pessoa.

Para proteção

Uma das áreas mais ativadas durante o sonho é a amígdala. Essa região é responsável pelo instinto de sobrevivência e pelas respostas de lutar ou fugir. Assim, uma das teorias sugere que, como a amígdala é uma das partes mais ativas durante o sono, poderia ter a função de prepará-lo para lidar com possíveis ameaças ou perigos. Mas fique tranquilo! Enquanto sonhamos, seus músculos estão relaxados, e você não consegue sair correndo ou lutando enquanto está sonhando.

Sonhos para criatividade

Uma das teorias afirma que os sonhos servem para impulsionar o potencial criativo. Alguns artistas, inclusive, atribuem aos sonhos a inspiração de alguns dos seus trabalhos mais criativos e relevantes. Sem o filtro da lógica, que fica inativo durante o sonho, os pensamentos e ideias não têm restrições quando se está dormindo. Você provavelmente já acordou com alguma ideia muito boa para sua vida – anote-a! Afinal, ela pode ser facilmente esquecida quando em vigília.

Sonhos para memória

Outra teoria defende que os sonhos são importantes para a consolidação e armazenamento das memórias importantes, e descarta aquelas que não são tão importantes assim. Estudos inclusive apontam que tirar um cochilo após o estudo ajuda a fixar novas memórias e recuperar detalhes que poderiam passar despercebidos.

E claro, se precisar de ajuda, seja para cuidar da qualidade ou quantidade do seu sono, ou da sua saúde mental, busque a ajuda de um profissional especializado! Você não precisa dar conta de tudo sozinho.

Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!

https://open.spotify.com/episode/1HOMm3mBUF14wQ0aG772h3?si=d2a9db07b1d145cb
Durma melhor e mude a sua vida!

Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:

🎧 Spotify

🎧 Deezer

🎧 Apple Podcasts

🎧 Google Podcasts

Melhore sua vida dormindo melhor! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.

Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Sono | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Durma Melhor | Relacionamento | Humor | Produtividade |

Referências

Franklin, M. S., & Zyphur, M. J. (2005). The Role of Dreams in the Evolution of the Human Mind. Evolutionary Psychology, 3(1).

Rasch, B., & Born, J. (2013). About sleep’s role in memory. Physiological reviews, 93(2), 681–766.

Bianca Andrade Psicóloga (UFSCar), Mestra em Ciências do Movimento Humano (UDESC) e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Unes

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress