Ukor

Nosso Blog

Por que praticar corrida é tão importante?

rfto_blog_streak-running_thumbnail_1200x800-1024x683.jpg-min

Praticar corrida é uma das atitudes que trazem mais benefícios ao corpo e à mente, além de ser um esporte esporte muito democrático.

Você pode correr na academia, se esse espaço lhe agrada, na rua, em um parque ou na praia. Isso significa que você pode fazer uma atividade completa, sem gastar absolutamente nada de dinheiro em diversos locais.

A corrida é um exercício aeróbico, ou seja, que exige bastante do sistema respiratório e, quando realizada com cuidado e respeitando os limites do corpo, ajuda a melhorar o condicionamento físico e queima muitas calorias em poucos minutos de treino.

Se essas informações te animaram e você já quer sair correndo por aí, continue a leitura deste texto para conferir alguns benefícios desse esporte e começar a se exercitar!

Praticar corrida ajuda no emagrecimento

Como você já viu acima, a corrida é uma atividade aeróbica, ou seja, que exige bastante do seu sistema cardiovascular e, com isso, usa muita energia do corpo, queimando calorias.

Quando associada a uma alimentação sem exageros, a corrida proporciona o déficit calórico que você precisa para perder aqueles quilinhos que podem incomodar.

Dá a sensação de bem-estar e felicidade

Na prática de exercícios intensos, o corpo libera endorfina, substância que dá a sensação de bem-estar e que também é responsável por aquela euforia e energia que as pessoas costumam ter quando acabam de treinar.

Essa substância acaba gerando um vício do bem, ou seja, procurando ter essa sensação de bem-estar, praticar corrida se torna um hábito saudável e muito benéfico para a saúde.

Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

Por exigir bastante do sistema cardiovascular, a prática da corrida traz benefícios para essa parte do corpo.

Se você tiver planejamento e respeitar os limites do seu corpo, aos poucos seu coração vai ficar mais fortalecido, diminuindo a pressão arterial e também controlando os níveis de colesterol no sangue.

Isso significa ter menos chances de sofrer problemas que podem ser fatais, como paradas cardíacas, infartos e AVCs.

Aumenta a autoestima e diminui a depressão

Praticar corrida também pode ajudar muito na hora de dar aquela alavancada na autoestima.

Muitas vezes os anos passam, os quilos e a flacidez se instalam e as pessoas acabam entrando em uma zona de conforto, mas podem estar infelizes com o peso ou até com o fato de não fazerem nenhuma atividade física.

Porém, ao praticar corrida frequentemente, além da sensação de bem-estar, as mudanças no corpo e na disposição são perceptíveis, o que deixa a autoestima lá em cima.

Além de fortalecer a autoestima, correr também ajuda a afastar os sintomas da depressão. É importante lembrar que essa é uma doença séria e que deve ser tratada por um profissional, mas o exercício é um dos hábitos que trazem um grande benefício para quem sofre desse mal.

A corrida tem o poder de reduzir o estresse, trazer o sentimento de dever cumprido e de que a pessoa é capaz, além de ajudar no desenvolvimento de uma rotina, elementos essenciais para a cura da depressão.

Fortalece a articulação e os ossos

A corrida é um exercício de alto impacto, ou seja, os joelhos são muito usados em sua prática. Esse uso, quando feito com moderação, é capaz de fortalecer a articulação dessa parte do corpo e deixar os ossos mais densos, minimizando, assim, o risco de quedas e fraturas.

Praticar corrida é um hábito que só traz benefícios para o corpo e para a mente. É sempre bom lembrar que é preciso começar devagar, portanto, a dica é fazer uma caminhada leve nos primeiros dias, seguida de alguns minutos de trote e de corrida moderada, intercalando com a caminhada.

Com o passar dos dias, você vai ver que está adquirindo fôlego e vai se sentir confiante para correr. Agora, é só pegar o tênis e começar!

E então, gostou do nosso conteúdo? Que tal seguir nossa página no Facebook e acompanhar todas as novidades por lá?

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress