Em meio à batalha contra o coronavírus (Covid-19), o nível de estresse e ansiedade aumentou consideravelmente na população. As preocupações e causas disso são inúmeras: o medo de infectar ou ser infectado, o afastamento do trabalho, as perdas financeiras, o isolamento social, a perda da liberdade e incertezas sobre a doença e sobre o futuro, entre outras.
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!
Assim, em meio a esse turbilhão de pensamentos e emoções, como medo, ansiedade e angústia, temos, mais do que nunca, uma estratégia simples, gratuita e de fácil acesso para você lidar com esse momento. Você consegue adivinhar qual é?
A meditação!
Abaixo, daremos 3 importantes motivos para você começar a meditar agora!
1.Melhora o sistema imunológico
O estresse prejudica o sistema imunológico, gerando uma resposta imune diminuída. Nesse sentido, a meditação, que é reconhecida por diminuir os níveis de cortisol no corpo, ou seja, os níveis de estresse, pode melhorar a resposta imune do corpo.
Claro que a Covid-19 é uma doença altamente infecciosa e requer todos os outros cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse sentido, adotar todas as recomendações, aliado à meditação, pode ser útil para fortalecer o seu sistema imunológico nesse momento tão importante.
2.Ajuda a diminuir a ansiedade
A meditação comprovadamente ajuda no manejo e alívio da ansiedade. Assim, a meditação não apenas ajuda a reduzir os níveis de ansiedade, como também promove o manejo do nível de ansiedade no contexto atual. Em especial o mindfulness, que é a meditação da atenção plena ao momento presente, sem julgamentos. Isso significa que não devemos viver no passado, o que pode causar angústia, nem no futuro, o que pode gerar ansiedade. O mindfulness ajuda a permanecer no momento presente, e fazer o que está ao nosso alcance nesse contexto.
3.Promove a saúde emocional
Em meio à necessidade do isolamento social, das preocupações financeiras, do medo da doença e das incertezas do futuro, a meditação pode promover a autorregulação emocional, aprendendo a manejar as mais diversas emoções que surgem nesse momento, como estresse, angústia, depressão e ansiedade.
Se você foi convencido de que a meditação pode te ajudar a enfrentar esse momento, temos algumas dicas para você:
- Comece com um bom aplicativo. Pode ser difícil começar a meditar sozinho. Então, baixe um bom aplicativo e comece pelas meditações guiadas.
- Tenha paciência. Dormiu na primeira meditação? Não conseguiu silenciar seus pensamentos? Calma, isso acontece. Tenha paciência com você mesmo. Meditar é como qualquer exercício físico, você deve começar aos poucos, e a melhora é gradativa.
- Estabeleça um horário para meditar. Estabeleça um momento do seu dia para meditar, como logo ao acordar ou ao se deitar. É importante que você escolha um horário em que esteja mais disperso, diminuindo as chances de pegar no sono.
- Faça isso regularmente! Para se beneficiar de todos os efeitos da meditação, você precisa praticá-la todos os dias!
Meditar pode ser a melhor escolha nesse momento! É rápido, prático e gratuito!
Faça isso por você e pelos outros!
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!
Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.
Podcasts
🎧 Spotify
🎧 Deezer