Praticar exercícios físicos é muito importante, tanto para a saúde mental, quanto para o bem estar do corpo. Mas será que você está atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora dessa prática?
Um detalhe importante é a respiração. Respirar corretamente influencia em todo o funcionamento do seu corpo e traz muitos benefícios: ajuda a combater a ansiedade e estresse, melhora a digestão, contribui com o metabolismo celular, elimina toxinas e melhora a capacidade pulmonar.
Como respirar melhor?
Você sabia que a respiração é conduzida pela sua emoção e pelo seu estado de espírito?
Isso mesmo, uma briga, ansiedade, sono ou estresse podem alterar a sua respiração. Por isso é importante que você aprenda a controlar suas emoções e não deixar afetar a funcionalidade da respiração.
E durante a atividade física, qual é a respiração adequada?
Respirar corretamente quando estiver praticando um exercício é um grande avanço para a sua saúde e um grande benefício para o seu corpo.
Vamos dar algumas dicas importantes para você respirar melhor durante a corrida.
Dica 1: respire pela boca
Quando você está colocando seu corpo em exaustão, consequentemente vai ficar mais cansado e fadigado, e isso exige mais da sua respiração.
A questão é você adaptar a sua respiração, para assim ter uma melhor condição. Quando você respira pela boca, consegue inspirar mais oxigênio, o que é favorável diante do esforço que seu corpo está exposto.
Então, quando você respira pela boca automaticamente está aumentando o volume de oxigênio e quando você expira pelo nariz também está colocando para fora maior quantidade de dióxido de carbono.
Dica 2: mantenha a respiração constante
É muito importante que você mantenha uma constância na respiração, isso fará com que o seu corpo mantenha um ritmo e a sua respiração idem. Sendo assim, sincronize sua corrida com a sua respiração, sem perder o ritmo e o controle, isso irá te ajudar a respirar melhor sem perder o fôlego.
Dica 3: treine a respiração e fortaleça seus músculos
Na respiração um conjunto de músculos contraem e relaxam para manter o fluxo de oxigênio por todo o seu corpo. O sedentarismo, por exemplo, prejudica os músculos, pois eles não são trabalhados com frequência, prejudicando assim o diafragma e a respiração como um todo.
Portanto, fortaleça o seu abdômen, diafragma, músculos intercostais (entre as costelas) e paravertebrais (nas costas). Respire fundo e pratique nossas dicas, que vão te ajudar na hora de correr e praticar exercícios intensos.
E, convenhamos, são dicas muito simples, não é mesmo? Agora basta aplicá-las!
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Essas dicas são simples, mas podem ajudar as pessoas que buscam melhor rendimento nos exercícios físicos!