Cada vez mais as pressões são maiores e tudo precisa ser feito para ontem. As obrigações são constantes e as rotinas cada vez mais pesadas e estressantes. No meio disso tudo, é comum surgir certas patologias causadas por todo esse cenário, tais como a ansiedade e depressão.
Mas, será que ambas não são causadas por uma síndrome ainda pouco reconhecida e que está mais presente na vida das pessoas?
Mas, afinal, o que é sensação de urgência?
Como o próprio nome já sugere, a sensação de urgência, nada mais é do que um sentimento que leva a pessoa a sempre ficar acelerada, incomodada e na correria.
Em pessoas que possuem rotinas acirradas e concorridas, é comum encontrá-las sempre em alerta, de olho no relógio, além de serem extremamente meticulosas e controladoras.
São pessoas que estão sempre prontas, nunca relaxam e acabam com um sentimento que tudo precisa sair exatamente como planejado.
Porém, essa pressão pode sair de cotidianos apressados e começar a atingir pessoas que não possuem esse mesmo ritmo de vida. Ou seja, não existem explicações plausíveis que consigam exemplificar o motivo da qual a pessoa está sofrendo com isso.
Essa sensação é algo normal?
Assim como a ansiedade, a sensação de urgência acaba sendo “normal” em momentos de correria e estressantes. Apesar de ser algo negativo, por vezes não existe formas de evitar essa manifestação durante uma rotina corriqueira e sempre atarefada.
Porém, como a sua “prima” ansiedade, a sensação de urgência pode se tornar patológica, além de ser um fator estressor, que leva a problemas mais sérios, como o desenvolvimento de transtornos mentais e algumas doenças físicas, assim como as somáticas.
Quais são os principais sintomas de uma sensação de urgência crônica
Por vezes a sensação de urgência crônica pode ser muito confundida com sintomas ansiosos. E ambos até estão interligados. Porém, diferente da ansiedade, a urgência acaba sendo um sentimento motivador e que não atrapalha o funcionamento da pessoa. Ele pode, na verdade, até acabar ajudando.
Porém, quando ele vira sintoma de que está ficando incômodo e até crônico? É muito simples identificar isso: Você começa a ficar com a sensação de urgência a todo momento, mesmo em situações que não fomente ou justifique este sentimento.
Pequenas situações começam a te irritar — e muito. Como, por exemplo, o elevador que está muito lento, ou o trânsito que está mais devagar que o comum.
Mesmo que você não tenha nenhum compromisso, nem esteja atrasada para nada, esses fatores simples, já são capazes de desencadear uma raiva muito grande. E essa sensação aparece até em momentos que você deveria estar relaxado, como em uma viagem.
É importante ficar atento aos sinais
Vários cientistas já conseguiram comprovar, o que eles denominaram a doença da pressa. Porém, para diagnosticar e tratar, existem grandes desafios.
Isso se deve ao fato, das pessoas terem uma grande dificuldade de aceitar e compreender que o comportamento já está irracional, uma vez que elas acham comum e não causa um sofrimento momentâneo claro.
Para combater essa sensação, primeiro é preciso buscar ajuda profissional (psiquiatra ou psicólogo), para avaliação do quadro e determinar se uma outra patologia já não está surgindo por trás.
Outra dica, é desacelerar e organizar sua rotina, de maneira menos controladora, sabendo lidar com as frustrações.
Quer receber outros materiais informativos como esse? Assine nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos.