Quem nunca se sentiu culpado ao perceber que estava deitado no sofá de pijama vendo conteúdos motivacionais nas mídias sociais que dizem para aproveitarmos o nosso novo tempo livre fazendo coisas produtivas?
Desde o início da reclusão social estamos sendo “bombardeados” com um volume muito grande de conteúdo. São lives informativas, lives musicais, cursos gratuitos, e-books liberados, aulas para praticar exercício em casa, dicas de meditação, como cozinhar de forma mais saudável e muito mais. Isso sem contar as trágicas notícias nos jornais e nos grupos de WhatsApp.
Além de tudo isso, ainda precisamos dar conta das entregas do trabalho, dos cuidados da casa e das preocupações com a nossa saúde e dos nossos filhos. Não é por acaso que a ansiedade e o estresse estão crescendo. Afinal, ser produtivo virou sinômino de sucesso.
Mas, será que tudo isso é necessário?
Menos é mais!
Diante de tanta informação, dicas e “cobranças” para nos adaptarmos a nova realidade e nos prepararmos para o mundo pós coronavírus, a nossa mente fica exausta. Perdemos o foco das atividades que realmente nos trarão resultados e ficamos perdidos para estabelecer o que é prioridade.
Um dos motivos que explica esse comportamento é a necessidade de se sentir eficiente ou de estar sempre ocupado. Infelizmente esse padrão de pensamento faz parte da nossa cultura e gerou crenças tóxicas em nós sobre como devemos ocupar o nosso tempo. É normal pensarmos que quanto mais produzirmos, melhor. Quanto mais estudarmos, melhor. Quanto mais exercício, melhor. Afinal, trabalho duro é que traz resultado, certo?
Nem sempre! Precisamos esquecer algumas coisas que aprendemos e trabalhar na reaprendizagem de bons hábitos. Trabalho duro traz resultado quando sabemos o que precisa ser feito e dosamos a energia certa para não prejudicar a nossa saúde. É o equilíbrio que melhora o nosso desempenho.
Na realidade atual esse pensamento de ser produtivo ao extremo é ainda mais prejudicial. Hoje precisamos lidar com muitas emoções e rotinas novas. Vivemos uma situação nunca vista antes e que exige muito de cada um de nós. Por isso, é fundamental que você saiba como aproveitar o seu dia de maneira saudável e sem pressão excessiva.
Foque no que importa
É necessário cautela quando se pensa nas mudanças de rotina trazidas pelo isolamento social. Não é porque o futuro é incerto, temos tempo livre ou estamos de home office que devemos trabalhar além do horário todos os dias, fazer 10 cursos ao mesmo tempo, acompanhar todas as lives e fazer 2 horas de atividade física intensa.
O primeiro passo é refletir sobre o que faz sentido para você. O que você espera do seu futuro? Quais assuntos gostaria de aperfeiçoar? Quais exercícios físicos estão alinhados com o seu condicionamento? O que realmente agrega na sua vida e na sua rotina hoje?
Filtrar informações e ações é uma boa maneira de acalmar a sua mente e melhorar o seu desempenho nesse período. Sempre que algo novo aparecer ou que surgir alguma cobrança, consciente ou inconsciente, questione: como eu, verdadeiramente, consigo encaixar isso na rotina? Como isso vai me ajudar?
Outra dica importante é tentar incluir no seu dia a dia pelo menos 30 minutos de alguma atividade física. Esse hábito ajudará a reduzir o estresse e a ansiedade ocasionados pela reclusão social e favorecerá o bom funcionamento da sua mente.
Produzir ou relaxar?
Vale reforçar que a maioria das informações que recebemos estimulam cada vez mais a necessidade de produzir 24 horas por dia. Cuidado! Nosso cérebro, assim como nosso estado emocional, precisa de tempo para se adaptar as mudanças e consequências trazidas pelas crises, neste caso a pandemia do COVID-19.
É natural sentirmos os efeitos de um momento com tantas incertezas e transformações de comportamentos. Podemos nos sentir improdutivos, com mudanças de humor, desmotivados e até desanimados. Saiba que está tudo bem. Não se cobre o tempo todo, permita-se sentir as emoções e dê nome para os sentimentos.
Para amenizar essas sensações, é indispensável dedicar um tempo para relaxar e/ou para lidar com as mudanças que estão acontecendo em sua vida. A hora do descanso deve ser reservada para seu relaxamento mental e emocional. Por isso, evite ficar nas mídias sociais onde as informações não param de chegar. Também evite as notícias sobre esse tema pois elas costumam trazer agonia e aflição.
Quer aprender como mudar sua vida controlando seu estresse e sua ansiedade? Baixa nosso app e aprenda!
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!
Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:
🎧 Spotify
🎧 Deezer
Seja mais produtivo! Baixe o APP da Ukor na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 700 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.
Saúde | Bem Estar | Insegurança | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Disciplina | Foco | Trabalhar | Podcast | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Relacionamento | História de Vida | Produtividade | Seja mais Produtivo