Como você acha que é o sono de um atleta? Sabemos que atletas precisam de alta performance para que consigam desempenhar suas habilidades com muita excelência. Monitorar a qualidade do sono é vital para melhorar o desempenho dos atletas. Ser um esportista requer cuidado com todas as áreas do corpo e dormir é vital!
SONO E RECUPERAÇÃO MUSCULAR
Uma boa noite de sono é primordial para quem pratica exercício físico. Interferir nesse processo natural, causando noites mal dormidas, além de comprometer o seu humor, energia, cognição no dia seguinte, o seu projeto saúde tende a minar.
O descanso faz parte de um bom desempenho físico e recuperação muscular.
Não só falando dos atletas, mas qualquer pessoa merece e deve dormir bem e descansar para que a rotina de treinos seja realizada completamente e em boa performance.
Na falta de um sono e descanso adequado, consequentemente sua energia é reduzida. “Um sono adequado tem capacidade de recuperação muscular, energética, hormonal e arterial. Além de consolidar a memória e de reorganizar os neurônios e seus circuitos, o que é essencial para os atletas”, conclui Dra. Ana Carolina Corte, coordenadora da equipe médica do COB (Comitê Olímpico do Brasil).
A privação do sono diminui a capacidade do organismo armazenar a energia necessária para o desempenho de atividades de resistência. Como também, diminui os reflexos e faz com que o atleta fique mais lento.
“O sono é extremamente importante para mim. Eu preciso descansar e me recuperar para que os treinamentos que eu faço sejam absorvidos pelo meu corpo”. A frase é de Usain Bolt, o jamaicano dono de oito ouros olímpicos.
Durma melhor e mude a sua vida!
Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:
🎧 Spotify
🎧 Deezer
O SONO PARA OS ATLETAS É DIFERENTE?
Atletas possuem um ritmo intenso de treinos. Isso já é o suficiente para entender que eles precisam de uma boa recuperação muscular para manterem e melhorarem seu desempenho.
Essa exigência de performance e qualidade quando ligada ao sono, significa dizer que muitos deles dormem tarde precisam acordar cedo para treinar, se o sono não for de qualidade, aumenta o risco de lesões.
De acordo com Guilherme Marques Lima dos Santos, pós-graduado em fisioterapia esportiva pela Escola Paulista de Medicina e proprietário da clínica Kinex Fisioterapia, que atende diversos atletas, times e seleções, conta que, “no caso de atletas, nos preocupamos ainda mais com a questão da qualidade do sono, especialmente aqueles que vão dormir tarde e precisam acordar cedo para o treino do dia seguinte. Nestes casos, vemos uma reparação e regeneração celular muito deficitária, com grande chance de aumento de lesões”.
Um está ligado ao outro. Ao passo que exercício físico é fundamental para uma boa noite de sono, dormir bem colabora positivamente para um melhor desempenho na atividade física.
Diversas pesquisas calculam que, aproximadamente, 50 a 78% dos atletas profissionais de futebol de alto rendimento têm distúrbios do sono e cerca de 25% com maior intensidade. O que impacta no rendimento nos treinos e jogos.
No caso de ciclistas, por exemplo, uma única noite ruim após um dia de treinos intensos pode derrubar em 4% o tempo de completude de uma prova de 3 quilômetros. Quedas de performance similares foram notadas em jogadores de vôlei e atletas amadores em um teste em esteira.
Fica claro perceber como os parâmetros de um sono de qualidade interferem e se desempenham de maneira diferente nos atletas e “pessoas comuns”.
DORMIR PARA TER ALTA PERFORMANCE
Se os atletas precisam dormir para garantirem um excelente desempenho físico, mental e emocional, você também só terá benefícios se priorizar o seu sono, assim como eles. Nosso blog está repleto de informações que podem te ajudar a dormir melhor. Conte com a UKOR!
👉Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1) https://minhasaude.proteste.org.br/qualidade-do-sono-interfere-no-desempenho-esportivo/
2) https://www.olimpiadatododia.com.br/toquio-2020/307447-cob-parceria-sono-time-brasil/
3) https://www.scielo.br/j/rbme/a/GtD8bbscVMCLrFGxJPvShYM/?lang=pt&format=pdf