Vilão ou Herói?
Por sua gema ser rica em colesterol, por muito tempo o ovo foi considerado um risco para a saúde do coração.
Apontado como responsável por aumentar o LDL, comumente chamado de colesterol ruim, que quando oxidado por fatores inflamatórios, é acumulado na parede dos vasos e aumenta as chances de obstrução do sistema cardiovascular, podendo levar a complicações como o infarto.
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!
Saúde
Mas não se assuste, o colesterol exerce funções essenciais no nosso organismo e faz parte da estrutura dos nossos hormônios, sendo assim ele é fundamental para nossa saúde e sobrevivência.
Grande parte do colesterol do nosso sangue é produzida pelo nosso próprio corpo e apenas uma parte provém da dieta.
Portanto, o problema ocorre quando associado a ele temos fatores inflamatórios, como sedentarismo, cigarro, acúmulo de gordura na região abdominal e fatores genéticos, que aumentam as chances de ter eventos cardiovasculares.
Apesar do ovo levar grande parte da culpa, os estudos têm mostrado que ele não é o vilão.
Uma publicação recente que avaliou estudos com mais de 17 mil pessoas de 50 países diferentes não encontrou associação significativa entre o consumo de ovos e eventos cardiovasculares.
Enquanto a ciência vem confirmando que o ovo não é motivo de preocupação, os culpados parecem ser os alimentos ricos em gorduras trans e gorduras saturadas, como bolachas, salgadinhos e outros ultraprocessados.
Sendo assim, basear sua alimentação em alimentos IN NATURA, diminuindo o consumo de ultraprocessados, parece ser a chave para a saúde.
Para quem quiser saber mais sobre ultraprocessados, aqui no blog da UKOR tem um post explicando o que são e qual a importância de diminuir o consumo desses alimentos.
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!
Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.
Podcasts
🎧 Spotify
🎧 Deezer