Ukor

Nosso Blog

Você sabia que alguns Hábitos atrapalham a Produtividade?

pexelsphoto1471752

Você sabia que maus hábitos atrapalham a sua produtividade e podem atrasar o seu trabalho, o seu estudo e diminuem seu rendimento também?

A rotina de trabalho, estudos, casa, família, lazer demanda muito da vida de todos, mas alguns hábitos e manias específicas podem estar prejudicando o seu rendimento. Maus hábitos atrapalham a produtividade e a qualidade do seu desempenho, tanto no lado profissional quanto pessoal, pois muitas vezes eles desconcentram você e tiram o seu foco.

Muitas vezes tomamos algumas decisões que não percebemos, e que acabam atrapalhando o trabalho, uma reunião, ou até mesmo uma conversa em família.

O que tira o seu foco? Vamos trazer alguns hábitos comuns que acontecem no cotidiano da maioria das pessoas e você pode estar fazendo sem nem perceber. Confira!

“Cabeça no lugar”- O seu pensamento condiz com o que você está fazendo?

Com muita certeza esse é um dos itens mais comuns, pode-se dizer que é um mal do século: o pensamento acelerado. Pensamento acelerado é quando você pensa com antecedência em algo, quando você está escrevendo o primeiro e-mail da manhã e já está pensando em o que vai fazer de janta, por exemplo. É literalmente colocar “a carroça na frente dos bois”, mas na sua cabeça!

Essa simples ação, dependendo do trabalho ou do que você está fazendo, pode até causar um acidente,  pois diminui a sua atenção e o seu corpo está fazendo uma coisa e sua mente outra. Essa atitude é muito prejudicial porque faz com que você perca o foco total. Você fica viajando nas nuvens, sem nem perceber.

Sua cabeça e o seu corpo precisam comandar juntos suas atitudes. Portanto, na hora que esses pensamentos fora de hora ou acelerados demais acontecerem, cobre-se para esquecê-los e foque no que está fazendo no momento.

Tecnologia: utilize ao seu favor e em hipótese alguma perca o controle

A tecnologia como, por exemplo, celular, o tablet, o computador, podem ser ótimos para tirar sua concentração total. Quando você está dirigindo, lendo, trabalhando, caminhando, pode ter certeza que não é momento para pesquisar, ligar ou curtir os posts nas redes sociais. Na verdade, essa é uma atitude que pode comprometer a sua integridade física — e de outras pessoas também.

Se você trabalha em frente ao computador e do nada quando percebe está no Instagram, curtindo e compartilhando publicações. Desfocou das suas atividades, não é mesmo?

Cuidado, policie-se e determine momentos para uma navegação livre e não misture trabalho com pesquisas pessoais. A produtividade só aumenta quando você consegue controlar o item 1, controlar sua mente para que esteja conectada 100% ao que você está fazendo no momento. Além de determinação, isso também é uma segurança e uma regra que você deve impor para si mesmo.

Portanto, não deixe a tecnologia atrapalhar a sua rotina. Utilize-a para coisas interessantes, que vão agregar na sua produtividade, como aplicativos para gerenciar as tarefas, por exemplo. Existe o Evernote, Google Keep, Wunderlist, e todos eles você pode fazer o download gratuitamente.

Perfeição: Tudo tem limites

Não necessariamente estamos falando de perfeccionismo, mas sim de querer atingir a perfeição em tudo. Essa é uma atitude que ajudar a diminuir o rendimento e a produtividade consideravelmente. Conhece o ditado “feito é melhor que perfeito”? Pois então, a perfeição tem limites quando não controlada.

Isso porque, quando você busca a perfeição, reduz a quantidade e nem sempre melhora a qualidade, pois, se analisarmos, nem sempre o que é perfeito para você é também perfeito para o seu chefe ou até para seu cônjuge ou filhos.

Para que a perfeição? Procurar erros onde não há, corrigir mil vezes algo que está ótimo, essas atitudes podem te prejudicar. Não estamos dizendo que você tem que fazer as coisa mal feitas ou de qualquer jeito, mas não precisa exigir tanto de você. Tudo que é cobrado muito não é realizado com satisfação e prazer.

Lembre-se: Menos é mais e o “mais” também pode ser muito bom.

Pessimista: Pensamentos negativos podem levar você para baixo

Quando você pensa negativamente, além de atrair coisas ruins, quer dizer que você não possui confiança naquilo e acaba rotulando a atitude ou decisão como ruim antes mesmo de acontecer.

Por que pensar negativo se você pode pensar positivamente? Não vá pelo mais comum e mais fácil, seja diferente e pense positivo, veja o lado positivo das coisas e, se houver desvios e erros no meio do caminho, aprenda com eles e extraia o melhor para o seu aprendizado.

Os hábitos que atrapalham a produtividade são muitos e agora é seu desafio analisar a rotina e o dia a dia para descobrir o que mais te atrapalha, que te tira o foco, para fazer mudanças assertivas.

Autoconhecimento é uma ação que só você pode fazer por si mesmo, descubra quais são seus maus hábitos, suas manias ruins e inicie uma mudança para que sua vida seja mais produtiva e tranquila.

Diga não aos hábitos que atrapalham a produtividade do seu cotidiano e tenha mais leveza para viver! Se você gostou deste artigo, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress