Ukor

Nosso Blog

Os malefícios do Refrigerante para o corpo humano

istock-refrigerante_widelg-min

Tomar refrigerante é um hábito comum para muitas pessoas. Porém, é um costume pouco saudável e que precisa ser abandonado se você quiser melhorar seu estilo de vida e até se sentir melhor e mais disposto. Fato é que os malefícios do refrigerante são muito maiores que seus benefícios, por isso é importante deixar esse hábito de lado.

Para incentivar você a deixar de tomar aquele copo de refrigerante todos os dias, hoje vamos listar alguns malefícios que o consumo frequente dessa bebida pode causar. Continue a leitura e saiba mais!

Malefícios do refrigerante: o refrigerante não tem valor nutricional

Calorias vazias: é esse o nome que se dá a um alimento que tem calorias, mas não tem valor nutricional. O abacate, por exemplo, é uma fruta considerada de alto valor calórico, mas isso é compensado pela infinidade de nutrientes que tem e que podem ajudar no emagrecimento e na manutenção de uma vida saudável quando consumido na quantidade adequada.

Já o refrigerante não tem nutrientes e nem vitaminas, apenas calorias. Portanto, ele pode prejudicar o emagrecimento e não traz nenhum benefício à saúde.

Tem alta concentração de açúcar

Dentre os malefícios do refrigerante, estão as altas concentrações de açúcar. Para muitos cientistas, ele nem é mais considerado um alimento, já que sua versão refinada praticamente não tem nutrientes e é muito calórica, contribuindo para o aumento do peso corporal.

Quem prefere os refrigerantes light ou zero também não está livre do açúcar: os adoçantes usados nas formulações também pode aguçar no cérebro a vontade de consumir açúcar e aumentar aquela vontade por doces.

Além disso, alguns tipos de adoçantes já são considerados alimentos de risco para o aparecimento de alguns cânceres e problemas cardiovasculares, como o AVC.

Pode deixar você viciado

O açúcar que os refrigerantes têm pode deixar você viciado na bebida. Você já se viu pegando uma latinha de refrigerante automaticamente? Esse é um hábito causado pelo consumo frequente de açúcar.

O corpo cria uma dependência do açúcar e, quando você o consome sempre, o corpo entra em uma espécie de círculo vicioso. É por isso que quem consome pouco açúcar tem cada vez menos vontade e quem come todos os dias, tem necessidade de comer mais e sempre.

Prejudica seus dentes e os ossos

O refrigerante é ácido e estraga o esmalte dos dentes, podendo causar manchas e amarelamento. O açúcar também colabora para o aparecimento de cáries, que se não tratadas podem causar perda óssea e até a perda do dente.

Além disso, os componentes químicos contidos na bebida roubam o cálcio do corpo, podendo prejudicar os ossos do corpo e contribuindo para o aparecimento de doenças como a osteoporose.

Prejudica o desenvolvimento das crianças

Além da alta concentração de açúcar, o consumo de refrigerante pelas crianças pode prejudicar seu desenvolvimento pela falta de nutrientes e ainda deixar os pequenos com um paladar viciado.

Quem começa a ingerir esse tipo de bebida muito cedo acaba criando um paladar viciado em alimentos mais açucarados e perdendo o interesse por frutas e outros itens com o sabor mais leve.

Os malefícios do refrigerante são diversos e seu consumo frequente não é indicado por nenhum profissional da saúde. Portanto, abandonar esse hábito é uma forma de preservar a saúde e mudar o estilo de vida. Que tal tentar?

Agora que você já sabe quais são os malefícios do refrigerante, compartilhe esse texto em suas redes sociais e ajude seus amigos a abandonarem esse hábito!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress