Manter o corpo em movimento é um dos hábitos importantes para ter uma vida mais saudável. Mas reduzir o sedentarismo e praticar alguma atividade física nem sempre é fácil: muitas pessoas têm o tempo curto para praticar algum exercício e outras ainda não encontraram uma modalidade que agrade.
Fato é que mesmo sendo um desafio, é possível sair do sedentarismo e ter uma vida mais ativa, e ter muito mais disposição e energia para enfrentar seu dia a dia. Neste artigo, você vai conferir algumas dicas simples para colocar em prática e começar a se movimentar mais! Acompanhe!
1. Troque o elevador pela escada
Esse pode ser o primeiro passo para que você comece a ser mais ativo e reduzir o sedentarismo. Se você mora ou trabalha em prédio, tente trocar o elevador pelas escadas na maioria das vezes. Esse hábito vai ajudar você a ganhar mais condicionamento físico, já que este é um exercício aeróbico e ainda vai ajudar seu corpo a se acostumar a se movimentar. Assim, você vai dando movimento ao seu corpo até conquistar um horário exclusivo para o seu exercício.
2. Faça um acordo com você mesmo
No dia a dia, fazemos tantos acordos com clientes, pacientes e colegas de trabalho que são bem sucedidos! Então, por que não fazer um acordo consigo? Estabeleça regras para você e crie um compromisso para cumprir o que foi proposto. Por exemplo: você pode se propor a se exercitar 3 vezes na semana durante uma hora, ou durante 30 minutos.
Depois de estabelecida uma meta possível para você e sua rotina, se esforce para cumprir o que foi combinado com você! Se o combinado foi caminhar por 30 minutos, mantenha essa meta firme, mesmo que você tenha que parar o carro mais longe do trabalho para ir caminhando até lá. O importante é não se sabotar!
3. Encontre uma atividade que dê prazer
Não tem nada melhor para reduzir o sedentarismo do que ter prazer na atividade que você pratica. Não se force a gostar de algo que não tem o seu perfil, faça aulas experimentais na academia, teste um esporte novo, vá ao parque ou volte a praticar aquele que você abandonou anos atrás e gostava muito.
Movimentar o corpo não deve ser um ato de sacrifício, mas sim de prazer e de bem-estar. Portanto, foque no que traz essas sensações e vai ver como a prática de exercícios vai se tornar muito mais agradável.
4. Deixe o sofá de lado para reduzir o sedentarismo
Outra dica importante é relacionada ao sofá da sua casa! Hoje em dia, a infinidade de séries e filmes disponíveis na TV praticamente hipnotizam todos a ficarem grudados no sofá durante todo o final de semana. É claro que esse momento é um descanso importante, mas tenha cuidado para não exagerar e acabar trocando a atividade física por mais um episódio da sua série preferida.
Nos finais de semana, aproveite sua TV, mas separe um tempo para uma caminhada, para andar de bicicleta no parque ou até mesmo para aproveitar a piscina do clube. Até dançar músicas em casa já vale para movimentar o corpo.
Reduzir o sedentarismo pode se ser uma tarefa divertida quando você coloca alguns hábitos no seu dia a dia que induzem a se movimentar mais e diminuir o tempo em que fica parado. Aos poucos, seu corpo vai acostumar com o movimento e vai sentir os benefícios que a atividade física proporciona para sua saúde.
Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades? Assine a newsletter e receba tudo por e-mail!