Você deita na cama para dormir e acorda no dia seguinte como se não tivesse descansado bem? Essa sensação é comum, já que muitos fatores podem estar contribuindo para que você não tenha um sono repousante e regenerador. Muitas vezes, hábitos que podem ser considerados pequenos e insignificantes podem resultar em uma noite de pouco descanso.
Se você sofre com esse problema, continue a leitura deste artigo. Abaixo, você vai conferir alguns erros frequentes que podem sim interferir na conquista de um sono de qualidade e saber o que fazer para mudar esses hábitos.
Deixar a TV ligada para pegar no sono
Esse hábito é muito comum em muitos lares no mundo todo. Deixar a TV ligada, muitas vezes durante a noite inteira afeta muito a qualidade do seu sono.
Seu cérebro é estimulado pelo que acontece envolta. A luz atrapalha você a pegar no sono e, mesmo depois que já estiver dormindo, afeta seus resultados reparadores. O mesmo acontece com o áudio, que coloca o corpo em um estado de alerta. Você pode até não lembrar, mas pode acordar durante a noite com a luz ou o som emitidos pela TV, o que interrompe os ciclos do sono e atrapalha sua qualidade.
Ir dormir ansioso ou estressado
Problemas no trabalho ou na família sempre vão existir, e não vai resolver lembrar deles na hora de dormir. Mas é preciso saber deixá-los fora da cama na hora de dormir se você quiser tem um sono repousante e regenerador. O estresse e a ansiedade por resolver os problemas só pioram a sua vida e o seu sono, o que pode se tornar um ciclo sem fim e até resultar em problemas como depressão e síndrome do pânico.
Para amenizar o estresse, tenha um ritual antes de se deitar. Tome um chá, um banho quente, leia um livro que tenha uma história amena ou ouça uma música suave. Esses hábitos fazem você relaxar, pegar no sono com mais facilidade e desacelerar o cérebro para que ele possa descansar de fato.
Ficar no celular antes de dormir também impede um sono repousante e regenerador
Quando você fica no celular, na televisão ou em qualquer outro aparelho que tenha tela, seus olhos leem aquela luz e enviam uma mensagem ao cérebro de que é dia. O cérebro, então, barra a produção de melatonina, que é a responsável pela sensação de sono que chega à noite.
Consequentemente, se você tem muito estímulo visual durante a noite, vai demorar mais a pegar no sono e vai dormir menos do que deveria, o que dificulta que você tenha um sono repousante e regenerador, com menos ciclos e mais cansaço no dia seguinte.
Não ter um ambiente que favoreça o sono
Temperatura quente demais, fria demais, travesseiro inadequado, quarto muito claro e outros fatores que deixem você com qualquer desconforto na hora de dormir podem atrapalhar a qualidade do sono. Isso porque eles podem fazer você acordar durante a noite, mesmo que você não lembre, e interferir na finalização de um ciclo e começo do outro. Os ciclos do sono precisam ser completos para que você tenha uma noite verdadeiramente reparadora.
Para evitar isso, comece a reparar no que que incomoda você dentro do quarto e se você à noite, veja qual o motivo do desconforto e tente mudar para ter o máximo de conforto. Afinal, esse momento de descanso merece uma comodidade a mais!
Ter um sono repousante e regenerador é uma tarefa simples se você se propuser a tirar tudo o que pode distrair ou atrapalhar na hora de dormir, assim como criar um ambiente que não atrapalhe seu descanso durante a noite. Que tal começar hoje mesmo a mudar sua rotina e dormir melhor?
Agora que você já sabe o que interfere em uma noite de sono mal dormida, compartilhe esse texto em suas redes sociais e ajude seus amigos a dormirem melhor também!