Refrigerante zero açúcar é uma grande incógnita para todos, desde seu lançamento. Faz mal, não faz? Engorda ou não? Quem deseja cortar maus hábitos e adotar uma vida mais saudável, começa a eliminar de sua alimentação açúcares e alimentos muito industrializados.
Porém, alguns vícios são mais penosos de largar, como por exemplo o do refrigerante. Ainda mais no verão, fica difícil de resistir ao seu sabor. Mas, o primeiro passo para isso, de fato acontecer é: tenha claro em mente que é possível!
E aí o refrigerante zero açúcar surge como uma opção aparentemente “saudável”
Para aqueles que estão tentando adotar esse estilo de vida saudável, o refrigerante zero açúcar apareceu como uma grande solução.
Afinal, se o que engordava e fazia mal à saúde era o açúcar, então pode ser consumido sem culpa, pois, não fará mal. Certo? Muito errado. O fato do refrigerante não ter açúcar não traz nenhuma diferença significante para sua ingestão.
Então, qual é a realidade sobre a ingestão do refrigerante zero açúcar?
Bom, o refrigerante é uma bomba calórica e ácida para o seu corpo, não trazendo nenhuma fonte nutricional benéfica para o mesmo. Os refrigerantes não são fonte de vitaminas, minerais ou qualquer outro nutriente essencial para a saúde.
Realmente o refrigerante zero açúcar tem uma reformulação, pois a bebida é feita utilizando adoçante. Mas, os outros componentes nocivos a saúde, como o gás utilizado para sua fabricação, ainda estão presentes.
Portanto, se você está tentando emagrecer ou perder peso, definitivamente consumir esse tipo de bebida não vai te ajudar. Os refrigerantes zero açúcar, por não possuírem valor nutricional, aumentam o consumo de alimentos altamente calóricos.
Quais são os riscos de consumir refrigerantes?
Como dito acima, o fato de não ter açúcar em sua composição não tira os efeitos negativos no corpo. Abaixo, fizemos uma lista com os principais malefícios que consumir constantemente o refrigerante zero açúcar pode trazer para sua vida:
- Aumento do inchaço e retenção de líquido: se você está querendo emagrecer, pode esquecer esse objetivo se consome muitos refrigerantes. Isso porque em sua composição, ele possuí um nível alto de sódio, além do gás. Isso faz com que retenha mais liquido e cause a sensação de inchaço.
- É uma bebida ácida: por seus elementos químicos, os refrigerantes normais ou zero açúcar são extremamente ácidos. Isso faz com que o sangue fique com acidez e aumente o risco de desenvolvimento de células cancerígenas.
- Desgasta o esmalte dos dentes: apesar de não possuir açúcar, o refrigerante possui o gás e o sódio. Ambos acabam desgastando a proteção natural do dente. Isso faz com os dentes fiquem amarelados e até desenvolvam cáries e outros problemas bucais.
- Ataca seu estômago e rins: mais uma vez os componentes são os culpados: corantes, sódio e conservantes são difíceis de serem eliminados. Todo o sistema digestivo fica comprometido e pode causar desgastes graves, como gastrites e até pedras nos rins. Atente-se!
Portanto, não existe uma dose “segura” de consumo
Todo profissional de saúde recomenda que qualquer tipo de refrigerante seja evitado. Só para se ter uma noção, para eliminar a acidez de uma dose de refrigerante, é preciso 30 copos da água! Não arrisque sua saúde por uma bebida que comprovadamente faz mal ao nosso organismo. Opte sempre por se manter hidratado com água.
Se bateu a vontade de tomar algo diferente, escolha águas saborizadas, sucos naturais e orgânicos, pois os industrializados (famosos de caixinha) também possuem sódio e são prejudiciais
Conseguiu compreender como consumir refrigerante pode prejudicar sua saúde? Receba mais conteúdos inéditos e informativos como esse. É muito simples: basta assinar nossa newsletter!