A cada dia cresce o número de pessoas acometidas pelos diversos transtornos ansiosos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde de 2017, o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população.
As causas estão ligadas a fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades.
Apesar dos dados alarmantes ainda há muitas pessoas que não procuram ajuda profissional, isso porque ainda existe falta de informação sobre ansiedade e muita vergonha em admitir vulnerabilidade e pedir ajuda profissional para um problema emocional.
Ainda há a crença de que devemos ser capazes de resolver nossos problemas, infelizmente os dados epidemiológico dizem o contrário, as pessoas estão cada vez mais ansiosas e precisando de ajuda especializada para diminuir e prevenir os transtornos ansiosos.
Por que o psicólogo é fundamental no tratamento da ansiedade?
A ansiedade e também a depressão, são diagnósticos frequentes quando não há uma causa física especifica para um sofrimento ou desconforto. Para avaliar os sintomas de ansiedade corretamente e entender se você precisa de um tratamento, procure um psicólogo.
Ele é o profissional qualificado para identificar os sintomas, a partir de uma avaliação psicológica que envolve a sua história de vida passada e atual, seus padrões comportamentais, perfil psicológico, suas expectativas, anseios e medos.
Além do diagnóstico adequado ele poderá ajudar no desenvolvimento de padrões mais funcionais através de intervenções específicas para o seu caso e indicar o apoio de um médico psiquiatra caso for necessário.
O trabalho interdisciplinar de profissionais especialistas em ansiedade é indicado para o sucesso do tratamento. Isso porque em alguns casos para aliviar sintomas é necessário medicação controlada. Bem como a adoção de hábitos que ajudem numa vida mais equilibrada.
É fundamental buscar ajuda o quanto antes
Quanto antes diagnosticada e tratada, mais rápido será o tratamento e menos impacto ela terá na sua saúde – física e mental. Portanto, se perceber qualquer sinal que indique uma ansiedade disfuncional, procure a ajuda profissional.
Se buscar inicialmente o psicólogo, ele conseguirá te avaliar e indicar se for necessário o acompanhamento psiquiátrico também. E caso você procure um psiquiatra, o mesmo também buscará avaliar o seu quadro e te encaminhará a um psicólogo para psicoterapia. Lembre-se que ambos são fundamentais para o tratamento da ansiedade!
E você? Já enfrentou, ou está enfrentando a ansiedade e conta com a ajuda de um psicólogo? Conta para a gente nos comentários: