Você já ouviu falar da metodologia Pomodoro? Se nunca leu ou escutou nada sobre o assunto e tem problemas com produtividade, organização, foco e principalmente as distrações — como as redes sociais, por exemplo — está no lugar certo.
Neste conteúdo vamos apresentar a metodologia Pomodoro, explicar como funciona e como ela poderá trazer diversos benefícios significantes para a sua rotina, tanto para o lado profissional quanto para o pessoal. Vamos lá?
O que é a metodologia Pomodoro?
Desenvolvida por Francesco Cirillo no final da década de 1980, a metodologia consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos. E por que parar a cada 25 minutos?
Segundo Francesco, o cérebro humano tem uma agilidade maior quando praticamos pausas na rotina. Isso significa que, se você está focado em uma demanda por horas e horas, o seu cérebro passa a ser menos ágil do que se estivesse fazendo pausas a cada 25 minutos.
A metodologia Pomodoro surgiu para ajudar pessoas como você a aumentar a produtividade, os resultados e consequentemente a felicidade do dever cumprido!
Que tal começar a aplicar esta técnica no seu dia a dia?
Como aplicar a metodologia Pomodoro?
É uma técnica simples, direta e que qualquer pessoa pode aplicar na sua rotina diária.
- Selecione a tarefa que vai fazer;
- Trabalhe 25 minutos seguidos focado somente nessa única tarefa (de preferência coloque um relógio, celular ou cronômetro para avisar quando os 25 minutos esgotarem);
- Após os 25 minutos, faça pausas inicias de 15 minutos. Depois que você estiver aplicando a metodologia Pomodoro há algum tempo, busque diminuir o tempo das pausas para 5/10 minutos;
- Neste tempo de descanso faça o que quiser! Vá ao banheiro, pegue o celular, acesse as redes sociais, jogue videogame, tome café. Qualquer coisa é válida no seu tempo de descanso, utilize ele do jeito que bem entender;
- Sempre que finalizar 4 rodadas seguidas da metodologia sem falhar, ou seja, cumprir os 25 minutos focado na tarefa, faça pausas de 30 minutos. É a recompensa que você terá por ter se dedicado e aplicado a técnica da maneira correta.
E aí, gostou da metodologia Pomodoro? Não esqueça de aplicar e compartilhar os resultados com a gente. Pode ser aqui nos comentários deste conteúdo, beleza?
Obrigado por ter lido até aqui. Até os próximos conteúdos!