Comedor compulsivo ou impulsivo?

Você se senta para comer e quando consegue parar, sente que exagerou? Se sim, você provavelmente é um comedor impulsivo. Comedor impulsivo é aquela pessoa que tem dificuldade em se perceber no momento da refeição. É diferente da compulsão alimentar (link post compulsão alimentar), e a principal diferença está relacionada à quantidade de comida ingerida, sem a sensação de perda de controle. 

Para essas pessoas algumas situações como Natal, festa infantil, churrascos, podem ser bem desafiadores e cenários perfeitos para a impulsividade alimentar. Isso porque são servidas comidas extremamente palatáveis e que não costumamos comer no dia a dia. Como a pessoa está distraída, em um momento de lazer e descontração, ela acaba comendo sem perceber. Basicamente enquanto tiver comida à disposição ela come, independente se já estava saciada na metade do prato.

Outro fator importante é que a pessoa com esse comportamento alimentar costuma ser ansiosa, ou come rapidamente ou ainda na hora da refeição costuma fazer alguma outra coisa ao mesmo tempo, seja olhar no celular, trabalhar no computador ou fazer uma ligação – o famoso multitasking.

Nessas situações o ambiente tem uma influência direta. Por isso, se você se identifica com esse comportamento, seguem algumas dicas que podem ajudar:

  1. Não vá para as refeições com muita fome. Se achar que está com uma fome muito grande, faça um lanche leve antes de sair casa – por vezes uma fruta pequena é o suficiente para fazer com que você chegue à refeição seguinte um pouco mais tranquilo e consiga escolher melhor;
  1. Não deixe as porções perto de você;
  1. Ao invés de ficar beliscando, sirva um prato com aquilo que deseja e coma. 
  1. Antes de comer, respire fundo e tente prestar atenção principalmente nas primeiras mordidas para saborear e perceber se o gosto daquele alimento corresponde ao que esperava.
  1. Sentiu que comeu o suficiente, tente sair de perto da comida, escove os dentes ou masque um chiclete. Desse modo, você evita ficar se testando em situações difíceis e o sabor mentolado avisa o cérebro que a refeição acabou.

Com essas mudanças, o momento de comer pode se tornar menos desafiador e mais consciente. Experimente e conte para a gente se funcionou!

Últimas do blog