Você já deve ter visto vídeos engraçados de reuniões de trabalho mal-sucedidas por videoconferência, como de pessoas que esqueceram a câmera ligada e foram ao banheiro, ou que tiveram o quarto invadido pelos filhos durante uma transmissão nacional.
Essas situações nos levam ao questionamento sobre quais “etiquetas” devem ser adotadas para quem trabalha ou passou a trabalhar em casa, no famoso home office.
De que forma devemos nos portar? O que devemos fazer para passar uma imagem de profissionalismo e seriedade? Segue abaixo algumas dicas.
1. Prepare o ambiente
Semelhante à forma como você arrumaria sua sala para uma reunião, você também deverá organizar o seu local de trabalho em casa. Procure um lugar que seja silencioso, que tenha uma iluminação clara e organize adequadamente esse ambiente. Caso seja necessário, coloque um aviso na porta que você está em reunião, e feche ou tranque as portas para evitar intromissões.
2. Posicione a câmera
Em primeiro lugar, apoie o seu aparelho em uma superfície firme. Se ficar segurando-o com a mão ou deixá-lo apoiado sobre a perna, por exemplo, proporcionará uma imagem tremida e instável, o que gera incômodo. Em segundo, para ter uma visão clara do seu rosto, posicione a câmera de forma que a luz esteja na sua frente, e não atrás. Isso significa que você não deve ter uma janela ou uma luz atrás de você. Por fim, posicione o aparelho de forma que apareça a parte superior do seu tronco e seu rosto, ou seja, a câmera não deve estar muito distante nem muito próxima.
3. Use um fone de ouvido ou microfone
Para garantir a qualidade do áudio, utilize um microfone ou um fone de ouvido. Isso irá maximizar a sua voz e isolar ruídos externos, como uma moto passando na rua ou a buzina de um carro.
4. Cuide da sua aparência profissional
Você deve se arrumar como se fosse para uma reunião no seu trabalho. Isso envolve escolher suas vestimentas adequadamente, utilizar maquiagem e acessórios, pentear o cabelo e cuidar da sua barba.
5. Faça bom uso da linguagem corporal
Ao invés de verbalizar a todo momento, o que pode gerar confusão, especialmente quando há muitas pessoas na videoconferência, apenas acene com aprovação, inclinando a cabeça e indicando que você está interessado e atento ao que está sendo dito. Além disso, o contato visual continua sendo muito importante. Mantenha-se atento aos outros, e não fique mexendo no celular ou fazendo outras coisas enquanto está em reunião.
6. Quando estiver apenas escutando, ative o mudo
Silencie o seu microfone quando não precisar falar. Assim, você evita ruídos externos ou mesmo pode tossir e espirrar sem atrapalhar a reunião. O mesmo vale para o vídeo. Quando for dispensável, desative o seu vídeo e evite distrações.
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e conteúdos exclusivos!
De forma geral, como a videoconferência é o seu novo escritório ou consultório, é importante que você mantenha o profissionalismo e a seriedade seguindo as dicas acima. Nada de cometer gafes e virar piadas na internet, ok?
Aproveite e ouça nosso Podcast: Como ser mais produtivo no trabalho!
Ou ouça na sua plataforma favorita:
🎧 Spotify
🎧 Deezer
Ouça e inspire-se! Quer conhecer melhor a UKOR? Baixe o APP na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 400 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.
Saúde | Bem Estar | Saúde Física | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Comer Bem | Dietas | Emagrecer | Comer Saudável | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Internacional | História de Vida | Mundo | Esporte | Apresentador | Repórter