Você já esteve completamente imerso em uma tarefa? Alheio ao mundo exterior?
Focado apenas na atividade e no que estava ocorrendo nesse momento, sem nenhum esforço? Realizando a atividade de forma espontânea e automática, sem ter que pensar?
Talvez você estivesse praticando um esporte, tocando uma música, estudando sua matéria preferida, ou fazendo outras coisas que ama, e quando se deu conta, o tempo tinha simplesmente passado, sem você perceber.
Se você já se sentiu dessa maneira, provavelmente vivenciou o estado de flow.
O que é flow?
Flow pode ser traduzido para o português como “fluxo”, e refere-se à um estado mental em que a pessoa parece fluir durante a realização de uma atividade, estando totalmente imersa, concentrada e envolvida no que está fazendo.
É um estado em que se experimenta muitas sensações positivas, sendo altamente agradável, de completo bem-estar, e no qual se está inteiramente envolvido no momento presente.
Segundo o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, criador da teoria, o estado de flow significa estar completamente imerso em uma atividade por si só.
O tempo voa sem você perceber, e você está simples e plenamente envolvido na sua tarefa, usando suas habilidades ao máximo.
Não existe preocupação com o mundo externo, com julgamentos ou necessidade de agradar outras pessoas. É só você, e você mesmo naquele momento.
O estado de flow inclui concentração total, relaxamento, confiança, alto nível de ativação, foco no presente e sensação de controle.
Assim, o estado de flow tem sido associado à melhores desempenhos no trabalho e nos estudos, proporcionando a concentração, produtividade e criatividade, e até mesmo no esporte, indicando melhores performances em atletas e praticantes de diferentes modalidades esportivas.
Alguns atletas chamam esse estado de “the zone”.
Características do flow
O estado de flow apresenta 9 características, apresentadas a seguir:
1. Equilíbrio entre desafio e habilidade. Para entrar em estado de flow, o indivíduo deve ter a percepção de que possui as habilidades para executar a atividade, ao mesmo tempo em que a atividade deve é desafiadora para si. Em outras palavras, a atividade não pode ser tão fácil, o que geraria tédio e apatia, nem tão difícil, o que poderia causar ansiedade e frustração;
2. Consciência de ação. A sensação é de que a pessoa é parte da atividade, da ação;
3. Objetivos claros. A tarefa deve ter objetivos claros e determinados. Isso significa que não se interrompe a tarefa para pensar no próximo passo. Os objetivos estão tão claros que a tarefa simplesmente flui;
4. Feedbacks imediatos. Os feedbacks da realização da tarefa são apresentados imediatamente, senão conjuntamente com esta. Os objetivos claros dizem o que deve ser feito, e os feedbacks imediatos dizem como isso está sendo realizado;
5. Concentração intensa. O foco de atenção está totalmente direcionado para a realização da atividade. Estímulos externos e distrações podem até existir, mas a pessoa está tão imersa na atividade, que simplesmente não percebe;
6. Senso de controle. Sensação de controle total sobre a tarefa. Embora seja desafiadora, você sabe que está no comando;
7. Perda da autoconsciência. Durante a atividade, não se percebe a realização desta. Ela simplesmente flui;
8. Perda da noção de tempo. Você está tão imerso na atividade, que simplesmente não percebe o tempo passar;
9. Experiência autotélica. A experiência é prazerosa em si mesma. Ou seja, é uma atividade intrinsecamente motivadora, no qual o prazer vem da realização da própria atividade, e não da necessidade de reforçadores externos, como elogios, aprovação, reconhecimento ou aspectos financeiros.
Como entrar no estado de flow?
Diante de tantos benefícios, físicos, cognitivos e emocionais, os psicólogos passaram a estudar como acessar o estado de flow.
1.Escolha uma atividade que você ama!
Ninguém melhor do que você mesmo para saber quais atividades você gosta e tem prazer em realizar no seu dia a dia. Se engaje em experiências que são recompensadoras por si só, que pode ser dançar, tocar um instrumento musical, jogar, lutar, nadar, correr, fazer yoga ou mesmo ler um livro e estudar.
2.Dedique tempo para realizar essa atividade
O mundo está corrido? Ok, entendemos isso. Mas sabendo qual atividade é recompensadora por si só para você, separe um horário no seu dia ou na sua semana para realizá-la. Estabeleça um momento para você, para o “ócio produtivo”.
3.Elimine distrações
Identifique quais são os estímulos que te distraem durante a atividade, e elimine-os. Se você decidiu que correr é uma atividade que você gosta e sente prazer, desative as notificações do celular enquanto estiver praticando. Lembre-se, esse é o seu momento!
4.Medite
Lembra da concentração intensa? Então, a prática meditativa é um ótimo treino da sua atenção, para que ela seja direcionada para o estímulo certo no momento certo, ou seja, à sua atividade.
E então, “let’s flow”? Você vai ver como é bom se sentir totalmente feliz e realizado!
E como isso vicia. Utilize sem moderação!
Siga @ukoroficial no Instagram e veja Lives e Conteúdos exclusivos!
Ou ouça na sua plataforma favorita:
🎧 Spotify
🎧 Deezer
Ouça e inspire-se! Quer conhecer melhor a UKOR? Baixe o APP na Loja da Google Play e Apple Store e tenha acesso a mais de 400 conteúdos exclusivos, desenvolvidos por especialistas renomados para te ajudar a melhorar sua qualidade de vida, rumo à uma vida mais equilibrada.
Saúde | Bem Estar | Saúde Física | Saúde Mental | Produtividade | Histórias que Inspiram | Ansiedade | Comer Bem | Dietas | Emagrecer | Comer Saudável | Autoconhecimento | Auto Estima | Equilíbrio | Emoção | Luta pela Vida | Internacional | História de Vida | Mundo | Esporte | Apresentador | Repórter