Ukor

Nosso Blog

A música pode melhorar a sua produtividade no trabalho?

dillon-shook-T2KXgTdssx4-unsplash

Quem nunca escolheu aquela playlist motivadora e colocou os fones de ouvido para conseguir aumentar a produtividade no trabalho?

E não é só isso, sabemos que a música costuma acompanhar a maioria das pessoas em diversos momentos da rotina: no trânsito, no transporte público, nas refeições, para estudar e até mesmo para dormir.

Não há dúvidas que o ser humano gosta de uma boa música. Além de nos deixar mais animados, ela possui diversas características, inclusive terapêuticas, que auxiliam nas mais diversas áreas da vida. Sua influência vai desde melhorias na saúde, como redução de estresse e ansiedade, até o desenvolvimento da memória.

Outro ponto positivo é que ela favorece a concentração, podendo ser uma grande aliada para as atividades que exigem muito do cognitivo. Por isso, muitos consideram uma excelente ferramenta para aprender ou praticar um novo idioma.

Não é por acaso que muitos estudos e pesquisas foram realizados ao longo das últimas décadas para tentar explicar essa relação entre o ser humano e a música.

Mas, será que ela também nos ajuda no trabalho?

Verdade ou mito?

Você também se sente mais produtivo e motivado quando escuta música? Será que isso é apenas uma sensação ou é um fato?

Sabemos que cada um reage de uma maneira ao ouvir uma melodia ou um estilo musical, mas independentemente do resultado, uma coisa é garantida: a música mexe com o nosso organismo.

Enquanto alguns acreditam que a música atrapalha a concentração e a produtividade, outros afirmam que o rendimento aumenta consideravelmente quando trabalham escutando música. Podemos notar que esse assunto gera debates interessantes e contraditórios.

Alguns estudos mostraram que de fato, dependendo da atividade e do estilo musical, o desempenho pode ser beneficiado ou prejudicado. Por exemplo, alguns hospitais no mundo já colocam música clássica ou instrumental durante determinados procedimentos cirúrgicos ou até mesmo na recuperação de pacientes.

Ou seja, com a playlist certa a sua produtividade pode melhorar bastante. Confira abaixo como escolher o estilo musical mais adequado.

Os estilos musicais e seus benefícios

Cada estilo musical tem a sua função quando o assunto é produtividade. Para exemplificar, trouxemos as principais conclusões do infográfico sobre música e produtividade criado pela empresa WebpageFX. Sua base de informações provém das principais conclusões de pesquisas e estudos sobre o tema.

POP

  • Reduz achance de falha em 14%;
  • 58% das pessoas completaram tarefas de preenchimento de dados mais rápido ouvindo música POP.

Clássica

  • Aumenta o foco e precisão em 12%.

Apenas melodias

  • Música de ambiente ajuda no aumento de criatividade e concentração;
  • Para aprender coisas novas é melhor o uso de músicas instrumentais. A falta de letra ajudará o cérebro na aprendizagem do novo assunto;
  • Para atividades escritas, como produção de textos ou relatórios, o melhor também são músicas sem letras. Uma boa escolha aqui são músicas clássicas, como Mozart ou Bach.

Músicas favoritas, independentemente de gênero

  • Para tarefas que exigem muita concentração, o melhor são músicas conhecidas. Como seu cérebro já as conhecem, será mais fácil focar nas atividades em mãos.

Curiosidades em números

Para finalizar, temos alguns números superinteressantes da música no mundo corporativo:

  • 65% dos empresários acreditam nos benefícios da música;
  • 61% dos trabalhadores escutam música para melhorar a produtividade e felicidade;
  • 90% aumentam a performance ao ouvir música;
  • 88% entregam resultados mais precisos quando trabalham com música.

Agora que você já conhece os benefícios de uma boa playlist para dar aquela turbinada na sua rotina, que tal descobrir novas dicas para continuar melhorando a sua qualidade de vida?

Conheça o nosso aplicativo e visite outros conteúdos do nosso blog, ele está recheado de  artigos sobre produtividade, saúde, bem-estar e muitos outros assunto que você vai gostar!

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress