Segundo o Inca ( instituto nacional do câncer), o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens, é a causa de 28,6% dos casos de morte quando detectados tardiamente.
O diagnóstico precoce, no entanto, salva a vida de 90% dos homens que fazem o tratamento logo no período inicial da doença.
Para que haja uma maior conscientização da população masculina foi criada uma mobilização mundial intitulada Novembro Azul. A campanha possui como objetivo sensibilizar e informar através de campanhas, informativos, mídias o que é, quais são os sintomas, causas e tratamento do câncer de próstata e promover em cada homem uma mudança em seus hábitos.
O que é o câncer de próstata
Uma doença maligna e letal, com 65.840 novos casos neste ano. O número de homens diagnosticados é muito elevado.
A próstata é uma glândula masculina, localizada à frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a uretra, canal por onde passa a urina.
Causas do câncer de próstata
As causas ainda são desconhecidas, mas já se sabe que estão ligadas a fatores ambientais, má alimentação, hábitos não saudáveis e predisposição genética.
Alimentação
A má alimentação exerce forte influência no desenvolvimento do câncer de próstata, embora não seja a principal causa do desenvolvimento da doença.
Tabagismo
Pode ser uma das causas relacionadas ao câncer de próstata, pois diminui as chances de recuperação e diagnóstico positivo.
Sedentarismo e obesidade
O excesso de gordura está entre as principais causas relacionadas a forma mais agressiva do câncer, dificultando o tratamento, diminuindo a possibilidade de cura, podendo levar muitas vezes o paciente a óbito.
Manter uma alimentação e uma rotina saudável diminuem o risco no desenvolvimento da doença.
O excesso de gordura está entre as principais causas relacionadas a forma mais agressiva do câncer, dificultando o tratamento, diminuindo a possibilidade de cura, podendo levar muitas vezes o paciente a óbito.
Manter uma alimentação e uma rotina saudável diminuem o risco no desenvolvimento da doença.
Fatores genéticos
Estima -se que 10% das causas de mutação genética com predisposição para o câncer de próstata podem ser herdadas na infância.
Por isso é extremamente importante que ao detectar a doença em um parente próximo a pessoa faça um teste genético que pode apontar a predisposição ao gene predisposto.
Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:
Sintomas
Os sintomas iniciais são quase imperceptíveis, porém com exames periódicos é possível detectar o problema na fase inicial.
Sobre o exame o mais eficiente ainda é o exame de toque retal.
Os sintomas abaixo podem ser observados em um estágio avançado da doença:
– Dor pélvica
– Incontinência urinária
– Forte odor miccional, ardência, jato fraco
– Sangue na urina ou no sêmen
– Dor ao ejacular
– Dor na lombar, nos quadris, ou nas coxas.
– Perda de peso ou apetite
– Dor óssea persistente
Tratamento
É feito a partir de uma combinação de tratamentos, combinadas com o tratamento principal que é a cirurgia, mediante cada caso o médico define o tratamento.
Outra forma de prevenção é através do cuidado com corpo e com a mente; fazendo exercícios físicos, tendo uma alimentação equilibrada, cuidando da saúde mental, deixando de fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso.
A medicina está cada dia mais avançada para auxiliar e detectar o câncer em fase inicial, isto possibilita ao paciente um tratamento menos invasivo e mais eficaz.
Como diagnosticar:
- PSA ( Prostate Specific Antigen Test)
- Exame Digital de Próstata ( EDP)
- Ressonância Magnética
- Toque Retal
Combate ao Preconceito
O preconceito ainda mata muitos homens porque se recusam em fazer o exame, prejudicando o tratamento em tempo hábil.
É recomendado que o exame seja feito a partir dos 50 anos. Porém ao sinal de qualquer alteração o paciente deve recorrer imediatamente a um urologista.
A maior vitória contra o preconceito está em um toque, um toque pela vida, um toque pela conscientização de que cuidar da saúde é maior que qualquer preconceito.
A falta de informação, constrangimento, medo, causa danos irreparáveis ao não se fazer o diagnóstico com antecedência. Há muitos tabus relacionados ao exame de toque retal, dentre eles a perda da masculinidade, o que leva a uma grande resistência para realização precoce do exame e também ao tratamento.
Cuidados
A saúde masculina esteve sempre em segundo plano, e em se tratando de câncer de próstata nem ao menos entrava na lista de prioridades. Cuidados essenciais:
- Verifique com periodicidade sua pressão arterial.
- Faça exames com regularidade.
- Mantenha seu colesterol e glicemia controlados.
- Faça com regularidade exames de urina.
- Mantenha sua carteira de vacinação atualizada.
Papo de homem
Muitas doenças em período inicial são assintomáticas, por isso é importante que cada homem independente da idade, compreenda a importância do autocuidado.
Um em cada oito homens desenvolverá câncer de próstata ao longo da vida, o tratamento inicial é primordial. As obrigações diárias, o excesso de trabalho, estresse, sedentarismo afetam a saúde do homem.
Cuidar de si mesmo é acima de tudo em ato de carinho consigo, com seu corpo, sua saúde. Cuide de você, cuide de sua saúde, autocuidado também é coisa de homem.