A busca por uma humanidade com condições de boa saúde mental e psicológica, tem criado movimentos que visam construir novas reflexões acerca da saúde mental.
Um movimento social que tem se dedicado em alcançar atenção da sociedade e das autoridades em prol da luta pela saúde da mente, conhecido como Janeiro Branco, vem promovendo desde 2014 campanhas de reflexão e conscientização em torno do tema.
Mas o que é o Janeiro Branco?
É um movimento que promove palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas, e ações inesgotáveis que visam a reflexão sobre equilíbrio mental e vida saudável.
Todo início de novo ano somos impulsionados a fazer reflexões sobre vida, fazemos uma espécie de balanço geral onde muitas resoluções são tomadas, e janeiro por ser o primeiro mês do ano é geralmente a data escolhida para início destas resoluções.
O branco porque faz uma alusão a uma tela em branco onde novos capítulos poderão ser escritos. Para 2023 o tema proposto é: A vida pede equilíbrio.
Qual a importância do equilíbrio para nossa vida?
Para muitos determinados processos da vida servirão de aprendizagem e crescimento, para estes os processos são prazerosos, mas para outros estes momentos de turbulências podem ser extremamente dolorosos, desagradáveis, chegando até mesmo a gerar ansiedade e depressão em muitos casos.
Segundo a psicóloga do Serviço de Desenvolvimento de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp, Nádia Zamariola Milani: “ O equilíbrio promove qualidade de vida, em todos os contextos da nossa existência. É necessário refletir sobre a necessidade e importância do equilíbrio mental, principalmente após os momentos de turbulência que passamos com a pandemia”.
A saúde mental – é um componente essencial e integral para uma vida saudável. Ter uma vida equilibrada pode prevenir muitos transtornos.
Para haver um equilíbrio é preciso que três dimensões de nossas vidas estejam alinhadas, são elas:
- Saúde física – dores humanas são multifacetadas, muitas vezes são até mesmo incompreendidas: por isso, deixam de ser levadas a sério e tratadas. Buscar ajuda profissional mantém nossa saúde física em equilíbrio.
- Saúde emocional – tirar um tempo para conhecer a si próprio, reconhecer limites e fraquezas, buscar autoanálise é uma experiência necessária para a saúde mental.
- Fé – acreditar, confiar em algo, ter fé auxilia neste caminho pela vida e pelo equilíbrio.
Ouça esse e outros Podcasts inspiradores:
12 atividades para ajudar a ter saúde mental
- Leituras diárias
- Bons vínculos familiares e de amizade
- Ajuda de bons profissionais da área da saúde
- Terapias ocupacionais
- Atividades físicas
- Atividades artísticas
- Cuidado com a saúde e com a alimentação
- Conexão religiosa
- Dormir bem
- Ocupação remunerada
- Voluntariado
- Espírito grato
Quando começar a cuidar da saúde mental?
O cuidado deve acontecer ao longo do curso da vida. Diversos fatores contribuem para o adoecimento mental, o cuidado em todas as faixas etárias deve acontecer sempre que a necessidade se apresentar.
Sentimentos e emoções que são desenvolvidos ao longo da vida e que geralmente não são incluídos em nossa lista de cuidados.
Agora faça a seguinte reflexão:
– Em 24 horas diárias, quanto tempo têm dedicado para cuidar do seu bem-estar?
– Você reconhece seus limites?
– Consegue pedir ajuda quando percebe que está acima de seus limites para resolver determinadas questões?
– Quais são suas expectativas diárias? E quanto ao futuro, as expectativas te impulsionam ou paralisam?
– O que você tem oferecido de melhor para si e para aqueles que ama?
Todos nós temos uma história, construída a partir de nossas relações cotidianas, respeite sua trajetória, seus limites e não coloque peso desnecessário sobre seus ombros, cobrando-se demais.
Lembre-se: as pessoas erram, é normal cometer erros, faz parte do ciclo natural da vida. A vida pede equilíbrio e equilíbrio pede cuidado.