Se você quer ter uma alimentação mais saudável, certamente essa dúvida já apareceu ou ainda vai aparecer: qual a diferença entre legumes e verduras?
Fato é que esses alimentos são considerados imprescindíveis para manter os estoques de vitaminas e nutrientes no corpo, além de ajudarem a prevenir uma série de doenças, mas saber a diferença entre eles é fundamental.
Para começar, o que diferencia legumes e verduras é a parte que se come do alimento que é plantado. No caso das verduras, come-se as folhas ou as flores, dependendo da espécie. Já no caso dos legumes, os frutos e as sementes são a parte comestível. Para saber mais sobre esse assunto e se aprofundar nessa alimentação saudável, continue a leitura e entenda mais!
A diferença entre legumes e verduras: os legumes
Você pode encontrar diversos tipos de legumes, alguns nascem e crescem embaixo da terra e outros podem ter seu desenvolvimento acompanhado na parte externa dela. Por isso que muitos alimentos com formatos diferentes entram na categoria de legumes, como a batata, a cenoura, pepino, tomate, chuchu, berinjela, entre outros.
Esses alimentos normalmente tem formas de preparo variadas, podem ir ao forno, podem ser cozidos ou consumidos crus, mesmo. As categorias dos legumes se dividem em:
Raízes: esses legumes são aqueles que crescem embaixo da terra e tem só uma folhagem que fica na parte de fora. Alguns exemplos são mandioca, beterraba e cenoura.
Frutos: os frutos são os vegetais com sementes, como o tomate, o pepino e a berinjela, por exemplo. As frutas são da mesma família, mas receberam esse nome popularmente por terem o sabor adocicado ou cítrico.
Leguminosas: as leguminosas são os grãos, que podem ser encontrados dentro de vagens, como feijão e ervilha.
Cereais: eles são aquelas sementes ou grãos, como o arroz, o milho e o trigo.
Oleaginosas: são sementes maiores que tem alto teor de gordura boa, como a castanha-de-caju, do Pará e amêndoas.
Todas as categorias de legumes devem ser incluídas na alimentação de quem quer viver com equilíbrio e ter mais saúde. É por isso, também, que é importante entender a diferença entre legumes e verduras para conhecer melhor os alimentos e diversificar na hora de escolher.
As verduras
Essas são muito fáceis de reconhecer. Quando você olha para uma plantação e vê as folhas verdes sobre a terra, você encontrou as verduras que, aliás, têm um nome que já sugere a cor desse tipo de alimento.
Folhagens como alface, rúcula, couve, espinafre, chicória e acelga são alguns exemplos de verduras, que podem ser consumidas cruas e, em alguns casos, cozidas.
Junto aos legumes, as verduras devem fazer parte da alimentação diária de todas as pessoas, garantindo assim uma quantidade ideal de fibras, água, nutrientes e vitaminas.
A diferença entre legumes e verduras se dá por conta da forma como esses alimentos crescem na natureza. Porém, não se pode negar que ambos são essenciais na vida de quem quer melhorar a alimentação. Por isso, entender essa diferença é um ótimo começo para conseguir conhecer os itens que você consome, saber a origem deles e seus nutrientes.
Agora que você entendeu a diferença entre legumes e verduras, conte para nós: quais são os vegetais que você mais gosta? Queremos saber!