Você se considera uma pessoa ocupada demais? Sempre que alguém pergunta “e aí, vamos fazer alguma coisa hoje?”, a sua resposta é “não vai dar, desculpa, estou sem tempo?”.
Você acha que essa falta de tempo e esse excesso de tarefas são benéficos e produtivos? Muitas vezes não é o que acontece na prática. O fato é que as pessoas estão cada vez mais sobrecarregadas, e por incrível que pareça, menos produtivas.
“Mas como assim? Se eu estou sobrecarregado, assumo diversas demandas, consequentemente sou produtivo, não é isso?”.
Na verdade não. Se você quiser entender melhor sobre as diferenças entre “ser ocupado” e “ser produtivo”, acompanhe este conteúdo até o final!
Quais são as diferenças entre “ser ocupado” e “ser produtivo”?
“Estou ocupado” virou uma frase clichê, dita em vários momentos que não necessariamente você está ocupado de fato. Quem nunca recebeu um telefonema e afirmou estar ocupado quando, na verdade, só não queria falar com aquela pessoa ou sobre determinado assunto naquele momento?
Pois então, acontece, mas vai muito além disso.
Em muitos momentos podemos realmente estar ocupados e na maioria das vezes essa ocupação acontece por:
- Desorganização;
- Desatenção;
- Falta de foco;
- Baixa produtividade.
Isso significa que “estar ocupado” é uma verdade, mas ao mesmo tempo é algo que pode ser otimizado. Se somarmos a organização, a atenção, o foco e a produtividade, consequentemente conseguimos assumir várias demandas sem termos as sensações de: “estou sempre ocupado”; “preciso descansar”; “parece que essa demanda não acaba” — entre outras diversas sensações que aparecem quando estamos sobrecarregados e pouco produtivos.
Isso significa que “ser produtivo” é melhor que “ser ocupado”?
Com certeza! Quando você está produtivo, quer dizer que mesmo assumindo uma boa quantidade de demandas no seu dia, sejam elas tarefas de casa ou do trabalho, você consegue ter uma organização a ponto de cumprir todos os prazos, e não viver com a sensação de “estou com muita coisa” ou “é impossível fazer tudo”.
Então, a dica é: desapegue-se da ideia de “estou ocupado”. Reflita e faça uma análise do que pode ser melhorado na sua rotina. Ligue os pontos e procure entender o que faz você ter esse sentimento de pouca produtividade.
Na maioria das vezes os culpados por essa sensação são a interrupção, a distração e a falta de prioridades claras. Organize isso na sua rotina e conte pra gente o que achou da mudança, se deu certo ou não, combinado?
Obrigado por ter lido até aqui. E até o próximo conteúdo!