Você já ouviu falar da matriz de prioridades? É um método prático e simples para analisar quais tarefas, demandas ou até mesmo processos de uma empresa necessitam de mais atenção.
Pode ser usada tanto por empresas, quanto por pessoas que buscam melhorias e, principalmente, organização na sua rotina! Aplicando a matriz de prioridades no dia a dia, é possível analisar e verificar quais tarefas são mais importantes, e quais menos importantes, para assim conseguir agir eficientemente.
Você vai ver que aplicar a matriz de prioridades é bem simples: basta destacar qual tarefa é urgente e qual é importante. Vamos ver como funciona na prática:
Como aplicar a matriz de prioridades?
Para a matriz de prioridades te ajudar na organização diária, é necessário entender que existem tarefas que:
- São urgentes e importantes;
- São importantes, mas não urgentes;
- São urgentes, mas não importantes;
- Não são importantes, nem urgentes;
A partir disso, é possível montar a sua matriz. Pode ser em um gráfico simples, apenas para esboçar qual o nível de importância e urgência da tarefa. Exemplo:
TAREFA DE CASA | URGENTE OU IMPORTANTE? |
TAREFA DE FAMÍLIA | URGENTE OU IMPORTANTE? |
TAREFA “X” DO TRABALHO | URGENTE OU IMPORTANTE? |
Criando essa tabela, você terá ao lado esquerdo o nome da tarefa, e ao lado direito a importância/urgência dessa tarefa. Lembre-se de utilizar as nomenclaturas que apresentamos acima: urgente e importante, importante e não urgente, etc.
Assim você irá organizar melhor a sua rotina e conseguirá identificar o que é necessário fazer agora, o que dá para fazer depois e o que você poderá encaminhar para outras pessoas fazerem.
Muito simples, não é mesmo?
Se você gostou dessa dica, não esqueça de compartilhar o conteúdo com os seus amigos nas redes sociais. Eles também podem estar precisando de ajuda para organizar melhor a rotina.
Obrigado por ter lido até aqui. Te esperamos nos próximos artigos.