O coronavírus tem ultrapassado todas as fronteiras, invadido os noticiários, alterado significativamente as rotinas e gerado muita preocupação no mundo inteiro. Junto a isso, podemos notar um excesso de informações, nem sempre verídicas, que tem assustado e gerado cada vez mais pânico entre a população. Então, afinal, o que é o coronavírus e quais são os riscos reais?
O que é coronavírus?
A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-cov-2, da família dos coronavírus. Foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2019 em Wuhan, na China, e desde então, vem se espalhando pelo mundo inteiro.
Como o coronavírus é transmitido?
Até o momento, sabe-se que o vírus da Covid-19 entra no corpo pelas vias respiratórias. O vírus se propaga por gotículas do nariz ou da boca, que podem vir diretamente de outras pessoas ou pelo contato com objetos infectados, e a forma mais comum se dá ao levar a mão ao nariz ou à boca após o contato com essas gotículas infectadas.
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns são febre (83-98%), tosse (68%) e falta de ar (19-35%). Algumas pessoas podem ainda ter congestão e corrimento nasal, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia. Cerca de 81% dos infectados apresentam doença leve, 14% progridem para doença grave, e 5% são críticos. Pessoas idosas e com condições de saúde pré-existentes, como pressão alta, problemas cardíacos e pulmonares, câncer e diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.
Qual é a taxa de mortalidade?
A taxa de mortalidade da doença é de 3,4%, variando muito entre as faixas etárias. Em idosos, a mortalidade chega a quase 15%, e entre os mais jovens, com idade entre 10 e 39 anos, a taxa é de 0,2%. Até a última quarta-feira (11/03), foram registradas 4955 mortes no mundo.
Qual é a taxa de contágio?
Enquanto a taxa de contágio de uma gripe comum é de 1,2 pessoas, cada pessoa com Covid-19 pode transmitir para 2,2 a 4 pessoas. Até quarta-feira (11/03), a doença havia sido detectada em 114 países, sendo registrados mais de 132 mil casos.
Qual o período de incubação do Covid-19?
O período de incubação é o tempo entre ser infectado e o início da apresentação dos sintomas. As estimativas variam entre 1 a 14 dias, sendo que o mais frequente é o início dos sintomas ao redor de 5 dias. Assim, quem está vindo de áreas afetadas devem acompanhar seus sintomas por 14 dias.
Quais são as formas de tratamento?
Ainda não existem vacinas ou medicamentos para tratar ou prevenir a Covid-19. Logo, as pessoas infectadas recebem cuidados de saúde para aliviar os sintomas, e aquelas que apresentarem sintomas graves e críticos devem buscar cuidados médicos especializados.
Quais são as recomendações?
As recomendações da OMS para a população geral são:
- Lavar as mãos frequentemente, com água e sabão;
- Higienizar a mão com álcool em gel;
- Cobrir a tosse com a parte interior do cotovelo ou lenço;
- Manter distância de pelo menos 1 metro de pessoas que estão tossindo ou espirrando;
- Evitar tocar os olhos, nariz e boca;
- Fique em casa se não se sentir bem e apresentar febre, tosse e dificuldade em respirar;
Segundo a OMS, os níveis de contágio do Covid-19 são alarmantes, e requerem ações coletivas e individuais para lidar com a pandemia e evitar danos ainda maiores. Logo, torne-se responsável por você e pelos outros! Adote medidas protetivas e conscientes no seu dia a dia!
Baixe nosso app e tenha acesso a todo o conteúdo em vídeo, textos , podcasts e muito mais.
Podcasts
🎧 Spotify
🎧 Deezer
🎧 Anchor
🎧 Castbox