Ukor

Nosso Blog

Será que você come bem?

341-2 - Pauta UKOR Agosto-31-08-19-IMAGEM-BLOG - Copia

Optar por alimentos integrais, com maior teor de fibras, menor de sódio e mais proteínas parece excelente alternativa, correto? Sim, mas só se não estivermos falando de alimentos ULTRAPROCESSADOS. Você sabe o que são?

Infelizmente aqui no Brasil as leis de rotulagem das embalagens de alimentos são muito permissivas com as empresas, deixando que elas coloquem em seus rótulos informações que acabam confundindo você, consumidor final. É comum as pessoas falarem que alimento industrializado é ruim, mas isso não é verdade. Existem excelentes opções no mercado, mas para saber distinguir esqueça aquela tabela nutricional e comece a ler a lista de ingredientes!

De um modo geral podemos dividir os alimentos em 5 categorias, mas para facilitar, vamos falar das 3 principais: in natura, processados e ultraprocessados.

FRESCOS ou IN NATURA

São aqueles obtidos diretamente da natureza e podem ser consumidos praticamente desse modo: leite, frutas, legumes, carnes em geral, ovos, feijão, verduras, etc…

ALIMENTOS PROCESSADOS

São aqueles que recebem adição de sal ou açúcar para se tornarem mais duráveis e atraentes (conservas em salmoura, compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, queijos, sardinha e atum em lata), mas que são constituídos em grande parte pelos alimentos in natura.

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

São aqueles que contêm pouco ou nenhum alimento fresco e apresentam diversos aditivos alimentares, como corantes, espessantes, emulsificantes e conservantes (salsicha, biscoitos, sorvete, molhos prontos, misturas para bolo, macarrão instantâneo, refrigerantes e congelados).

Mesmo com essas informações pode ser difícil entender qual a melhor opção para a sua saúde. Então preparamos algumas dicas para você.

DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR ALIMENTO INDUSTRIALIZADO:

1 – Quanto MENOS INGREDIENTES tiver, melhor! Quantos ingredientes tem uma cenoura ou uma manga? Pois é, se você opta por um iogurte natural que tem 15 ingredientes na lista – sendo que a receita mais simples e caseira dele tem apenas 2 (leite e fermento), tem alguma coisa errada aí, concorda? Quanto mais simples, melhor!

2 – Os ingredientes aparecem em ORDEM DECRESCENTE. É lei, sendo assim, a ordem em que eles aparecem na lista dá uma noção da proporção de cada ingrediente utilizado. Mas atenção, não basta ler apenas o primeiro, leia todos. Desse modo você vai ver que tem torrada multigrãos no mercado que tem 3 tipos diferentes de açúcar!

3 – Se a lista contém um ou mais ingredientes que você não compra em uma feira, evite no dia a dia. Uma coisa é o que comemos de vez em quando. Outra, bem diferente, é o que comemos diariamente ou quase. No dia a dia evite ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados, cheios de aditivos que podem fazer mal à sua saúde!

É o que fazemos a maior parte do tempo que determina nossa saúde, por isso se preocupe com a qualidade do que você consome regularmente. Comer, um dia ou outro, algum alimento ultraprocessado não fará mal algum, desde que a base da sua alimentação esteja cheia de alimentos frescos. Você já parou para olhar a lista de ingredientes dos alimentos que estão na sua geladeira ou despensa?

Últimas do blog

Reinventando carreiras e culturas

Reinventando carreiras e culturas

A flexibilidade e a autonomia podem ter um impacto significativo na nossa relação com o trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, tem sido cada vez

plugins premium WordPress