Em texto anterior explicamos que nem todo alimento industrializado é ruim e que nem todo alimento integral ou rico em fibras é uma ótima opção: para descobrir você precisa ler a lista de ingredientes.
Se você não lembra muito bem, alimento ultraprocessado é aquele cheio de aditivos alimentares (conservantes, acidulantes, emulsificantes…), basicamente aquele monte de nomes que você lê na lista de ingredientes e não faz ideia do que sejam. Por isso a lista é a parte mais importante na hora de escolher os alimentos industrializados que vamos comprar.
Agora vamos lançar o desafio: que tal organizar um dia sem consumir alimentos ultraprocessados?
Dicas:
- No café da manhã troque seu pão por ovo, ou frutas com aveia.
- No almoço e jantar: capriche na salada e legumes, arroz e feijão são ótimas opções sempre, mas você pode variar com grão de bico, lentilha, quinoa…
- Nos lanches prefira frutas, castanhas, iogurtes naturais sempre com dois ingredientes e, pra deixar mais saboroso, acrescente um pouco de mel ou geleia. Assim você garante um lanche delicioso e de qualidade!
- Opções diferentes: mingau de aveia, vitaminas com leite e frutas, sucos naturais, frutas secas, pipoca estourada em casa.
Lembre que quanto mais alimento fresco tiver na sua alimentação, melhor, e que com um pouco de organização é bem mais fácil conseguir uma alimentação saudável e prazerosa, sem ter que se preocupar tanto com os docinhos, churrasco ou hambúrguer que você come de vez em quando. Use e abuse da diversidade que temos aqui no Brasil. Desafio lançado!